Fiz um compra em um site da Espanha, que não realiza entregas em Portugal e utilizei o serviço Express2Me, dos CTT, onde é criada uma morada virtual na Espanha, para que a encomenda seja entregue lá (na prática é um armazém dos CTT) e depois encaminhada até a morada do do cliente.
Acontece que a compra foi entregue no armazém dos CTT na Espanha em 14/10/24. Após isso, os CTT teriam até 5 dias úteis para me enviar os dados para pagamento do envio desde o armazém na Espanha até a minha morada.
Esse prazo foi expirado e os dados só me foram enviados em 29/10/24. Fiz o pagamento no mesmo dia e a remessa para Portugal teve início. A previsão de entrega era de 05/11 a 12/11/24.
Para tratar deste atraso, abri a primeira reclamação "SR0021490001" que somente foi respondida no dia 08/11/24. Voltarei a falar dessa SR mais a frente.
No dia 03/11/24, utilizando o número de rastreio apontado (EX777470906PT), verifiquei que a encomenda constava como "entregue" em 31/10/24, no centro de tratamento de Braga, tendo sido recebida por "Bruno".
Apesar de me chamar Bruno, minha morada é em Guimarães, não em Braga, tampouco fica, por óbvio, no centro de tratamento de Braga.
Entrei em contato com a linha de apoio no dia 04/11/24, para informar o equívoco que verifiquei e foi gerado um número de "SR0021586858", para que fosse verificado o ocorrido e me dado um retorno breve, por telefone, de onde estava a minha encomenda e de quando seria, de fato, entregue.
Até o dia 07/11/24 não havia recebido qualquer comunicação a cerca disso. Resolvi então entrar em contato novamente com a linha de apoio e me foi dito que o chamado do dia 04/11 ainda estava em aberto, mas sem resposta nem previsão de quando seria respondido/solucionado.
Ainda no dia 07/11/24 pela manhã abri uma nova reclamação através do formulário de reclamações, a fim de relatar não somente a entrega errada como também a demora na resolução do problema. Foi gerado um novo número "SR0021619806".
No dia 08/11, ainda sem qualquer contato/resposta sobre as duas últimas SR, e tendo recebido uma resposta à primeira SR que havia aberto quando do atraso na Espanha, a dizer que minha encomenda havia sido entregue (o que eu já "sabia", por conta do apontado no código de rastreio, mas que estava errado, como referi anteriormente) entrei em contato novamente através da linha de apoio para saber do andamento, cobrar providências e tentar entender a resposta à primeira SR.
Me foi informado novamente que não haviam atualizações e não foi passado qualquer prazo para resolução.
Até então eu estava entendendo que o "centro de tratamento de Braga", que consta como local de entrega, fosse um instalação dos CTT e que a encomenda estava lá, porém a pessoa que me atendeu na linha de apoio disse que esse local é de onde a encomenda havia partido, mas que ela havia sido entregue em outro local, por algum estafeta. A partir disso, vi que existia uma "prova de entrega", do dia 31/10/24, como uma assinatura que não é a minha.
Hoje, 08/11/24, continuo sem receber a minha encomenda, mesmo o CTT estando de posse dela há 25 dias. Continuo também sem saber onde elá está, se/quando irei recebê-la e sem qualquer retorno concreto dos CTT.
Esta é a qualidade do serviço prestado por esta empresa neste caso.
Acredito que tenham perdido a minha encomenda ou, de fato, entregue erradamente. Neste caso, ficarei sem ela após 25 dias de stress e perda de tempo em longos contatos com o CTT. Provavelmente terei mais stress e perda de tempo para tentar ser ressarcido sabe-se lá Deus quando. E, se quiser comprar o mesmo item que havia comprado, terei de pagar praticamente o dobro agora. Ou seja, só prejuízos causados pelos CTT.
Se não for resolvido brevemente, certamente acionarei a justiça e os órgãos de defesa do consumidor.