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Defeito na porta de entrada na moradia

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. N.

Para: Primaworld, Sa

28/04/2024

Boa tarde,Como é do vosso conhecimento, adquiri uma moradia nova à PRIMAWORLD (grupo Aqueciliz) em 13 de Setembro de 2019.Após a compra da moradia verifiquei que a porta de entrada principal, nem sempre abria/fechava com a mesma facilidade.Pensando que o problema estava relacionado com a fechadura e, sendo minha intenção efetuar a troca da mesma (visto que a chave original tinha sido disponibilizada a vários intervenientes, durante a construção) eu próprio assumi a compra da nova fechadura, nos dias que sucederam à compra da moradia.Como eu tive dificuldade em montar a nova fechadura, solicitei a vossa ajuda, a qual me foi prestada pelo vosso instalador, não me tendo sido cobrado qualquer valor para o efeito.Para nosso espanto, e, apesar da colocação de uma fechadura nova, verificámos que a porta continuou a não abrir/fechar sempre com a mesma facilidade (por vezes, era necessário fazer mais força para abrir ou fechar). Contudo, à data, não considerámos que isso fosse um problema, pois, apesar da dificuldade maior em algumas ocasiões, era possível manusear a porta.Com o passar do tempo, o problema foi-se agravando, e passou a ser cada vez mais difícil fechar/abrir a porta, principalmente nos dias em que fazia mais frio.Passou a acontecer que, se a porta fosse fechada num dia ameno (em que o sol batia na porta durante a tarde), com o cair da noite e consequente descida de temperatura, tornava-se extremamente difícil abrir a porta. Houve dias em que, por fazer mais frio, ao chegar-mos a casa não foi possível abrir a porta (tendo sido necessário entrar pela garagem).Em virtude do relatado, no início do ano de 2022, solicitei que fosse efetuada uma intervenção à porta, ao abrigo da garantia, à condição de que, caso o técnico identificasse a causa do problema como estando relacionada com a troca da fechadura, ser-me-ia cobrada a respetiva reparação.Depois de muito insistir, a tão aguardada intervenção ocorreu no dia 17/01/2024.Resultante dessa intervenção não me foi cobrado qualquer valor, visto que o problema não estava relacionado com a fechadura.O técnico que se deslocou à moradia identificou como causa do problema (o que eu já suspeitava), o facto da porta ser construída em 2 materiais com coeficiente de dilatação por temperatura muito diferentes (aço inoxidável e alumínio).Para mitigar e efeito indesejado das dilatações diferentes entre os dois materiais, o técnico alargou a furação da fixação da peça em aço inoxidável, acrescentando folga a essa fixação, na expectativa de que essa folga compensasse essa diferença.O técnico também aplicou uns calços na fixação da fechadura para alinhar o respetivo trinco com a respetiva zona de encaixe no aro da porta (o desalinhamento que tentou corrigir com esses calços deveu-se ao facto de a porta ter curvado com as sucessivas dilatações e contrações, provocadas pelas oscilações da temperatura ambiente).Apesar da intervenção ter sido efetuada no dia 17/01/2024, não me pronunciei acerca do sucesso da mesma nesse dia, pois era importante analisar o comportamento da porta em dias com uma temperatura ambiente mais baixa (pois o problema era mais intenso quando fazia mais frio).No dia 23/01/2024, tendo já testado a porta num dia mais frio, aceitei o problema PRINCIPAL como resolvido, via email, onde referi que, apesar de ter sido um pouco mais difícil manusear a porta, o tinha sido de forma aceitável (não foi necessário fazer uma força abismal para conseguir abrir a porta, como antigamente). Contudo, não dei o problema como resolvido de forma definitiva, pois verifiquei que a porta tinha sido deixada visivelmente torta e questionei se não era possível endireitar. Até à data de hoje, não obtive qualquer resposta.No dia 30/01/2024 voltou a não ser possível abrir a porta, situação que prontamente reclamei e que se mantém até hoje. Desde então só se consegue manusear a porta em dias mais amenos.No dia 14/02/2024 reforcei a reclamação, via email, não tendo ainda recebido uma resposta favorável à reparaçãoNo dia 18/03/2024 voltei a reforçar a mesma reclamação via e-mail.Em visita de técnicos da Aqueciliz (empresa do grupo Primaworld, Sa) à moradia, estes observaram que o problema estava relacionado com o facto de que a maçaneta da porta (construída em aço inoxidável) estava fixa ao aro circundante da porta (perfil em alumínio ao redor da porta), não sendo essa a zona onde esta devia de estar agarrada. Essa situação nunca foi corrigida.Em virtude do defeito de construção da porta e, por esta ser parte integrante do prédio por estar ligada ao mesmo com carácter de permanência, solicito a respetiva reparação ou substituição, ao abrigo do ponto 3 do artigo 204º do Código Cívil.Obrigado

Mensagens (2)

Primaworld, Sa

Para: M. N.

13/05/2024

Bom dia, Agradecemos a reclamação para que possamos melhorar a qualidade dos nossos serviços.Foi transmitido ao Fornecedor do material em questão, do qual aguardamos na próxima semana um relatório com a identificação do problema e solução para resolução do problema, tal como uma data de agendamento para que seja feita a reparação.Pedimos desculpa pelo constrangimento causado, iremos assim que obtivermos resposta do fornecedor, resolver a situação em causa.Com os melhores cumprimentos,Bruno RodriguesPreparação Obrabruno.rodrigues@aqueciliz.comT.:+351919519 912(chamada para rede móvel nacional)PORTUGALRua das Flores 17 Grinde - Apartado 80082421 - 801 Caranguejeira - PortugalT. +351 244 730140(chamada para rede fixa nacional)geral@aqueciliz.comwww.aqueciliz.comAlvará de Construção 35987FRANCE23, Rue Paul Claudel91000 - Evry - FranceT. +33 9 63 61 84 91accueil@aqueciliz.comwww.aqueciliz.frCertificat Qualibat 93448A Aqueciliz S.A., na qualidade de responsável pelo tratamento de dados, respeita e protege a confidencialidade dos dados que obtém no seguimento da relação contratual consigo estabelecida. De acordo com a nossa Política de Proteção de Dados Pessoais, a qual se encontra sempre disponível emwww.aqueciliz.com, a Aqueciliz procede ao tratamento de dados com base apenas na relação contratual, solicitando os dados estritamente necessários ao cumprimento dessa relação, e conservando-os pelos prazos legalmente previsto. Para exercício dos direitos de acesso, retificação, cancelamento e oposição poderá enviar o seu pedido para o seguinte e-mailrgpd@aqueciliz.comDe: Filipe Carreira Aqueciliz filipe.carreira@aqueciliz.com Enviada: 30 de abril de 2024 17:15Para: Bruno Rodrigues Aqueciliz bruno.rodrigues@aqueciliz.com; Gonçalo Ribeiro Aqueciliz goncalo.ribeiro@aqueciliz.comAssunto: FW: Recebeu uma reclamação: Defeito na porta de entrada na moradia - (CPTPT02009551-02)Com os melhores cumprimentos, Filipe CarreiraCEOfilipe.carreira@aqueciliz.comT.:+351917058544(chamada rede fixa nacional)T.:+33 6 34 20 41 94PORTUGALRua das Flores 17 Grinde - Apartado 80082421 - 801 Caranguejeira - PortugalT. +351 244 730140(chamada rede fixa nacional)geral@aqueciliz.comwww.aqueciliz.comAlvará de Construção 35987FRANCE23, Rue Paul Claudel91000 - Evry - FranceT. +33 9 63 61 84 91accueil@aqueciliz.comwww.aqueciliz.frCertificat Qualibat 93448A Aqueciliz S.A., na qualidade de responsável pelo tratamento de dados, respeita e protege a confidencialidade dos dados que obtém no seguimento da relação contratual consigo estabelecida. De acordo com a nossa Política de Proteção de Dados Pessoais, a qual se encontra sempre disponível emwww.aqueciliz.com, a Aqueciliz procede ao tratamento de dados com base apenas na relação contratual, solicitando os dados estritamente necessários ao cumprimento dessa relação, e conservando-os pelos prazos legalmente previsto. Para exercício dos direitos de acesso, retificação, cancelamento e oposição poderá enviar o seu pedido para o seguinte e-mailrgpd@aqueciliz.comDe: Enviada: 28 de abril de 2024 17:15Para: Filipe Carreira Aqueciliz filipe.carreira@aqueciliz.comAssunto: Recebeu uma reclamação: Defeito na porta de entrada na moradia - (CPTPT02009551-02)

M. N.

Para: Primaworld, Sa

07/06/2024

Bom dia, apesar da vossa disponibilidade para contactarem o vosso fornecedor, no sentido de se resolver o problema, este continua sem solução. Queria realçar que este problema está a causar um grande constrangimento, pois a minha esposa está grávida, não conseguindo, por vezes, abrir ou fechar a porta, pelo que solicito a reparação com a maior urgência possível. Obrigado

Assistência solicitada 07 junho 2024

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