Venho, por este meio, demonstrar o meu descontentamento com a empresa Comboios de Portugal pelos seus sistemáticos atrasos e péssima gestão. Hoje, em concreto, não me fora possibilitada a deslocação para o meu instituto de ensino, dado o facto de o comboio estar copiosamente atrasado. Esta situação tem sido constante com a empresa mencionada, que todos os dias, ou dia sim dia não, tem demonstrado má gestão e insuficiência a satisfazer as necessidades dos consumidores deste serviço. Para além do atraso mencionado, o comboio vinha perigosamente superlotado, o que perturba obviamente o bem-estar dos passageiros. Eu, em concreto, senti-me transtornada por não conseguir respirar nem ter espaço para me mexer. Os passageiros não têm outra opção de transporte público na zona onde o comboio passa, estamos a falar em concreto da Póvoa de Santa Iria- cujo comboio mencionado se trata do trajeto Alverca- Sintra às 8:13 da manhã. Falamos, então, numa dita hora de ponta em que os passageiros se deslocam obrigatoriamente para o trabalho e instituições de ensino, como é o meu caso. É inaceitável não haver um número acrescido de comboios, especialmente nestas horas de maior fluxo de passageiros. É ainda mais inaceitável não ser assegurado aos passageiros um serviço SEGURO. Não existe segurança em situações de excessiva sobre lotação, em que as pessoas são forçadas a fazer viagens de comboio em situações equiparadas a “sardinhas enlatadas”. Em situação de travagens bruscas, há risco dos passageiros caírem por não haver espaço suficiente para se agarrarem a instrumentos de segurança e devido ao excesso de pessoas a frequentar o comboio. Não se deve atribuir a culpa aos passageiros, contudo, dado que deveria ser providenciado um serviço fiável que satisfizesse as suas necessidades. Em locais que não existe cobertura por outros meios de transporte alternativos, em concreto na Póvoa de Santa Iria, é agravada esta situação, dado que a supressão ou atraso de apenas um comboio significa que o primeiro comboio que aparecer terá circunstâncias que colocam em perigo o bem estar dos passageiros. Para além disso, atento à falta de transparência na qualidade da informação transmitida aos passageiros. Quando cheguei à estação de comboios, o comboio estava aparentemente “a horas”, sendo a informação relativa ao atraso transmitida posteriormente à hora de chegada do comboio, que supostamente apenas teve um atraso de 6 minutos. O atraso revelou-se superior a 15 minutos, numa hora de ponta sem outras alternativas de deslocação para Lisboa. Em outras alturas, deparei-me com situações que colocam em causa o meu transporte diário para Lisboa, nomeadamente avarias frequentes nos comboios, em que já tive de abandonar o transporte em Roma-Areeiro por alegada avaria e fiquei sem forma de me deslocar ao meu destino (Entrecampos) devido à falta de oferta de comboios. Os atrasos na circulação são DIÁRIOS, mesmo que não atrasem a chegar à estação onde pretendo apanhar o comboio, o comboio chega atrasado ao destino onde pretendo sair Muitas vezes sendo os seus atrasos injustificáveis, dado que o comboio fica parado frequentemente em Lisboa-Oriente durante mais de 10 minutos, atrasando a circulação deste comboio e dos posteriores. Gostaria, essencialmente, que observassem a minha reclamação como instrumento de melhoramento desta empresa. Em zonas de Lisboa com grande afluência de passageiros, especialmente, deveria ser garantida a existência de um serviço de transporte mais frequente e pontual de forma a evitar situações que transtornem os passageiros ou que coloquem a sua segurança em questão. A limpeza dos comboios é também um assunto a trazer, dada a sujidade, for fora provocada por grafitis e, por dentro, o facto de não ser assegurado nenhum serviço de limpeza aos comboios- o que também poderia contribuir para a saúde dos passageiros. Essencialmente na vertente de providenciar melhor serviço aos passageiros, garantindo melhor serviço de transporte, comboios renovados, limpos, pontuais e muito mais frequentes. Por isso, pretendo obter uma compensação pelos atrasos diários, condições deploráveis deste serviço de transportes e ofensa aos meus direitos individuais como passageira. Existe, frequentemente, uma violação à minha integridade moral, que me afeta psicologicamente e a nível académico por ter de faltar a aulas, e chegar atrasada a exames e testes devido a atrasos constantes desta empresa.