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Condutor Falso - Burla dentro do App

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. F.

Para: BOLT

18/07/2024

Exmos. Senhores, No dia 12/7, fiz uma viagem após o trabalho. Sou baterista, chamei um Bolt XL para levar comigo minha bateria. E acabei esquecendo de um bolsa com todos os meus pratos de bateria, mais saco de baquetas, assento do meu banco e uma mochila com ítens de percussão. Enfim, um equipamento de trabalho muito importante para mim. Estava muito cansando, desci rápido do carro para descarregar toda a carga que estava na bagageiro. Mas esse saco estava no banco do passageiro e acabei esquecendo. Um saco que pesa entre 5 à 6kg e tem cerca de 70cm de diâmetro (é circular) não é um saco que não se nota. Tampouco é algo que outro passageiro poderia entrar e sair carregando facilmente. Enfim, mas não é nem sobre isso. É sobre protocolos de segurança que a Bolt mostrou-se incapaz de assegurar, como descreverei abaixo. Na manhã seguinte, ao dar falta, do equipamento e lembrar o que tinha acontecido, entrei em contacto com a Bolt e o pesadelo começou. Liguei, através do app, para o motorista. De início ele não atendeu. Mas depois a ligação começou a ser endereçada para um número fora do aplicativo (com início 308, que é um número nomada). Esse número atendeu e não era do motorista. A pessoa ficou até bastante surpreendida. Não sei dizer quem era, mas afirmou não ser motorista da Bolt. Dentro da plataforma, enquanto isso, eu procurei ajuda. Falei com um robô, e depois com um atendente. O atendente confirmou que o tal motorista que fez minha viagem não estava com o número associado à Bolt. Ou seja, a Bolt não sabe quem é o motorista. Ele dirigiu pela empresa FAZAL Shaikh Unipessoal Lda. A Bolt disse, então, que contactou a empresa, mas não obteve resposta e me aconselhou a ir até uma esquadra da polícia. Eu fui à PSP e prestei um queixa. Informei à PSP a matrícula do veículo e o suposto nome do condutor. Desde então, A Bolt eventualmente "atualiza" minha reclamação com absolutamente nenhuma informação nova. Dia 17/7, recebi até uma ligação, onde o atendente Gabriel disse que, de fato, a Bolt não consegue localizar o motorista porque o mesmo usou número não é o mesmo do associado. O mesmo já havia sido dito dentro do chat de ajuda na plataforma da Bolt. Tampouco há qualquer resposta por parte da Fazal Shaikh. Sem falar nas inúmeras confusões nas respostas do chat, como "lamentas pela perda do seu telemóvel e de sua carteira"! Neste mesmo dia 17/7 recebi uma mensagem a dizer que a Bolt preza pela segurança de seus usuários com mecanismos de reconhecimento fácil e outros. É uma afronta esse tipo de mensagem. O motorista não era o que estava no registo. O telefone era FAKE. E a Bolt me manda este de mensagem com qual intenção? Eu também pedi à Bolt a gravação da ligação que fizeram-me, mas a Bolt alega não poder entregar-me essa gravação por questões de segurança de Proteção de Dados. Ao que parece protegem melhor os dados do que os passageiros. A questão é: como que a Bolt pode assegurar a segurança dos passageiros se ela não sabe quem é o motorista e não tem formas de controle. A Bolt disse que não se responsabiliza por ítens deixados nos carros, mas daí não saber quem é o motorista e não conseguir contacta-lo, é outra cena bastante grave, diga-e. E se eu tivesse sido assaltado, ou outra cosia assim? O que poderia fazer a Bolt se não sabe quem estava a conduzir? Pior é o atendimento da Bolt, que parece apenas tentar garantir que não teve responsabilidade sobre nada. Agora eu não só quero saber quem foi o motorista, como também perceber comoé que a Bolt não conseguiu saber me dizer isso e nem, tampouco, conseguiu está empresa falar com o dono da frota! É triste ter um prejuízo desses, mesmo. Mas a Bolt não conseguir localizar o motorista é ainda muito mais grave e denuncia uma falha gravíssima nos protocolos de segurança que ela assegura ter. Diante disso, não me parece restar-me mais muitas alternativas senão entrar com um processo judicial. Cumprimentos.


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