back

Citroen C3 - marcha atrás não engrena

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. L.

Para: Citroen Portugal

23/03/2022

Comprei um Citroen C3 novo, caixa manual 5 velocidades, em Junho de 2020. O carro nunca teve nenhum acidente nem nenhum problema até dezembro de 2021.Em Dezembro de 2021, a marcha atrás começou a não engrenar à primeira tentativa, problema este que, até então, nunca tinha acontecido. A partir daí, o problema cada vez foi mais frequente, a marcha atrás só engrenava depois de meter outra velocidade e, agora, nem assim engrena. É um problema que condiciona não só a condução como o estacionamento.Dirigimo-nos a duas oficinas de dois concessionários (Amarante e Penafiel), onde os mecânicos testaram o carro, verificaram que a marcha atrás não engrena nem na primeira nem na segunda nem na terceira tentativa, que me informaram que era uma situação normal e que acontecia frequentemente nos Citroen C3. Não fizeram qualquer afinação nem analisaram na máquina alegando sempre ser um problema normal.Informaram-me que devemos engrenar a 1ª e depois a 2ª velocidade e só depois a marcha atrás ou então aguardar cinco segundos em ponto morto e só depois meter marcha-atrás mas nem assim funciona. Conheço várias pessoas que têm este carro e que não se queixam deste problema. Como é possível um carro novo, com um ano, ter este problema e a Citroen considerar normal?Tenho os comprovativos em como fui aos concessionários e vários vídeos demonstrativos da situação e ninguém assume responsabilidade nem tentam compor o carro.É de lamentar que uma empresa como a Citroen não assuma as suas responsabilidades tentando descredibilizar os clientes alegando que é normal um carro NOVO ter problemas sem sequer ponderarem compor o veículo ou efetuar troca.É vergonhosa a forma como tentam enganar o cliente passando a responsabilidade para nós como se fossemos incompetentes, ignorantes e desconhecedores dos nossos direitos. Alegaram ainda que o problema pode ser do próprio condutor que fica nervoso com a situação e que não consegue engrenar a marcha-atrás. Acho ridícula a forma como estes senhores, representantes da marca, tratam os clientes mesmo depois de conduzirem o carro e perceberem que é um problema que acontece constantemente. Não aconselho a ninguém a compra de veículos desta marca, o atendimento ao cliente é péssimo e os concessionários oficiais não assumem qualquer responsabilidade.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.