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Cancelamento de Encomenda já paga

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. M.

Para: Samsung Portugal

23/12/2019

NIF: 229173918N.º de cliente: 2611279011Exmos. Senhores,No passado dia 17 de Dezembro, procedi à compra de 6 produtos 10º Aniversário Galaxy, por 134€ cada. As encomendas tinham os seguintes códigos: PT191217-37343208,PT191217-37352198,PT191217-37343215,PT191217-37329221,PT191217-37329227,PT191217-37329234. O processo decorreu todo normalmente, sendo aplicado um desconto de 1195€ ao preço do produto de 1329€. Na altura da compra achámos de facto uma oportunidade extraordinária, e ligámos para o Apoio ao Cliente, para confirmar se de facto o valor estava correcto ou se seria algum esquema, tendo o funcionário que atendeu o telefonema garantido que o valor estaria correto. Se for necessário, consigo indicar o número de telefone de onde foi feita a chamada, assim como a hora em que a mesma ocorreu. Passados 2 dias, e já após o dinheiro ter sido descontado da minha conta, recebi uma informação da Samsung a dizer o seguinte:Exmo. Sr. José Marques, Primeiramente gostaríamos de agradecer a sua preferência relativamente aos nossos produtos Samsung.Relativamente ao pedido de Encomenda com n.º PT191217-37340219 que efetuou na Loja Online Samsung, vimos informar que a encomenda em causa não será processada pela Samsung Electrónica Portuguesa, S.A. (“Samsung”), uma vez que, por erro informático, o preço final do produto “10º Aniversário Galaxy” que foi apresentado durante o processo de compra continha um manifesto erro de escrita, por ter sido aplicado um desconto automaticamente que não é válido.Assim, conforme previsto nas Cláusulas 4.5 e 9.5 das Condições Gerais (as quais enviamos em anexo para facilitar a sua análise), a referida encomenda ficará sem efeito e não será celebrado qualquer contrato de compra e venda do produto “10º Aniversário Galaxy”.Nessa sequência, a Samsung procederá à devolução do valor pago de €134,00 (cento e trinta e quatro euros), através do cartão de crédito, com a maior brevidade possível, conforme previsto na Cláusula 9 das Condições Gerais.Caso ainda tenha interesse em efetuar a compra do produto “10º Aniversário Galaxy” pelo preço correto, de €1329,00, poderá ser efetuado novo pedido de encomenda do mesmo aqui: https://shop.samsung.com/pt/Products/Smartphones/Galaxy-Note-Series/c/SP02?q=%3Arelevance%3AbaseColors%3AAura%2BGlow-c2c2c2&text=Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional através dos seguintes contactos:Email: sep.contactus@samsung.comTelefone: 808 207 267 (Linha Azul, Segunda a Sexta das 09H00 às 20H00) Live chat: https://e-contactus.samsung.com/pt/m/webchat Informamos que o seu número de cliente da Samsung é: 2611279011.Lamentamos o incómodo causado e esperamos poder continuar a contar com a sua confiança nos produtos da marca Samsung e como cliente da Loja Online Samsung.AtentamenteAntoniu Fenesan Apoio a Clientes Samsung Electrónica Portuguesa, S.A.808 207 267 (dias úteis das 9h às 20h) www.samsung.com/pt/supportA este email eu respondi com a seguinte informação:Boa tarde, Recebi a vossa declaração com muito desagrado.Não considero que as cláusulas que levantam cubram a atribuição de descontos na aplicação de pagamento. Considero que, de acordo com o art. 5.º da Lei 10.962, de 2004, a Samsung Electrónica Portuguesa, S.A. (“Samsung”) terá de efetuar a venda do pedido de Encomenda com n.º PT191217-37329234, no dia 17 de dezembro na plataforma informática, pelo menor preço (134 euros por unidade encomendada) conforme fotos seguem em anexo. Mais informo que efetuei uma chamada telefónica para a vossa linha de apoio ao cliente, onde perguntei se o preço do artigo em venda estava correto, ao qual o vosso funcionário me respondeu afirmativamente. Poderei facultar a hora e o número de telefone de onde liguei caso seja necessário. “A Lei de Defesa do Consumidor (LDC – Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990), também conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), é a principal fonte de normas sobre proteção do consumidor na aquisição de bens e serviços. Com base nesse art. 31, já se entendia que, se houver diferença de valor entre o preço anunciado de um produto ou serviço, seja em publicidade, seja em etiqueta, cartaz ou qualquer forma de anúncio, e o preço pelo qual o produto ou serviço estiver registrado nos controles do fornecedor, deve prevalecer o menor.” art. 5.º da Lei 10.962, de 2004“a lei prevê explicitamente que, se houver divergência de preços para o mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor terá direito a pagar o menor dentre eles” Caso, o meu pedido de entrega da encomenda, não seja atendido, reservo o direito de fazer queixa da situação à DECO, assim como recorrer aos meios legais que se encontram ao meu dispor, para repor o que considero da mais elementar justiça. Cumprimentos,José MarquesGostaria que me aconselhassem qual será a melhor opção a tomar para receber as encomendas que fiz.Com os meus melhores cumprimentos,José Marques9215103140

Mensagens (1)

Samsung Portugal

Para: J. M.

08/01/2020

Exmos. Senhores,Com referencia ao processo identificado em epígrafe, e no seguimento do vosso email de 23 de dezembro de 2019, informamos que a Samsung Electrónica Portuguesa, S.A. ('Samsung Portugal') analisou a reclamação apresentada pelo Exmo. Senhor José Marques, pelo que cumpre apresentar a sua posição quanto ao alegado.Na Loja Online da Samsung (s:shop.samsung.comt/) o preço correto do produto '10° Aniversário Galaxy' era à data dos factos em causa (17.12.2019), e ainda é, de Eur1329,00. Esse foi sempre o preço anunciado e divulgado publicamente na Loja Online Samsung.Aos contratos de compra e venda que sejam celebrados na referida Loja Online da Samsung são aplicáveis as Condições Gerais disponíveis na mesma ( s:www.samsung.comt/estore/static/link_terms_and_conditions_of_sale/ ), as quais serão aceites durante o processo de compra pelos Clientes para que possam prosseguir até envio do pedido de encomenda à Samsung.De acordo com a cláusula 23 das Condições Gerais, a legislação aplicável aos contratos de compra e venda é a legislação Portuguesa.Sucede que, no dia 17 de dezembro de 2019, verificou-se um erro durante o seu processo de compra, ao ser aplicado um desconto automática e invalidamente após o produto ser adicionado ao carrinho de compras pelos Clientes da Loja Online Samsung, como foi o caso do Exmo. Senhor José Marques. A aplicação automática por erro de tal suposto desconto, manifestamente inválido e excessivo, alterou o preço final durante o processo de compra para Eur134,00.A Samsung norteia a sua conduta pelo total respeito e cumprimento dos Direitos dos Consumidores e por manter uma política de atenção ao cliente da marca Samsung. Contudo, até por imperativos legais, a Samsung não poderá assumir como correto o valor que foi pago e que não corresponde ao preço anunciado do produto em causa.De acordo com a cláusula 4.ª das Condições Gerais da Loja Online da Samsung (em particular o ponto 4.9), o contrato de compra e venda apenas se considera celebrado quando for enviado um email a informar que o Produto foi enviado ou que já saiu do armazém - Confirmação de Envio. Até esse momento, apenas existe um pedido de encomenda enviado à Samsung (por exemplo, a Samsung apenas processa uma encomenda e verifica a disponibilidade do produto após o envio da Confirmação de Encomenda).Esta situação foi explicada pela Samsung ao Exmo. Senhor José Marques no dia 19 de dezembro de 2019, por e-mail.Assim, reiteramos a posição anteriormente assumida, declinando qualquer possibilidade da Samsung aceitar celebrar o contrato de compra e venda em causa, sendo que o processo de reembolso do valor pago pelo Exmo. Senhor José Marques já está concluído.Resta-nos, uma vez mais, lamentar o incómodo causado ao Exmo. Senhor José Marques, sendo já foram definidas medidas de melhoria para evitar a ocorrencia de eventuais futuros erros informáticos de programação como o que originou este incidente.Permanecemos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que seja necessário.Atenciosamente ,Equipa SamsungSamsung Electrónica Portuguesa, S.A.808 207 267 (dias úteis das 9h às 20h)www.samsung.comt/support------


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