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Burla informática

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. O.

Para: Hipay

11/05/2023

Em 2 de Maio, cerca das 12 horas estava a aceder ao homebanking BPINet. Como habitualmente, o computador com o antivirus Kaspersky, abre uma nova página do browser de segurança. Desta vez e depois deste acesso, o monitor do computador foi substituído por uma página, aparentemente do Banco BPI, em que se informava estar a proceder-se a uma actualização de dados imposta por lei. No decurso deste processo foi pedida identificação via cartão matriz a que se seguiu a recepção de uma mensagem SMS: BPINet, 2023-05-02 às 12:18:12, Pag. Serviços de 1005.34 EUR Entidade 12101 Referencia: 491967346 Codigo de autorização: 481362. A recepção de mensagens SMS deste tipo era normalmente vista por mim como a medida definitiva de segurança do sistema informátiico do banco BPI. Este esquema foi repetido mais uma vez com o SMS: BPINet, 2023-05-02 às 12:21:37, Pag. Serviços de 1000.43 EUR Entidade 12101 Referencia: 491802714 Codigo de autorização: 590373. Nessa altura, apercebi-me de que algo de estranho se estaria a passar, e dirigi-me à minha agência do BPI em que constatei ter sido burlado m 2005,77 EUR. De imediato comecei os procedimentos de segurança, designadamente, comunicação à PJ e ao Banco de Portugal, limpeza antivirus do computador, e cancelamento dos serviços activos de homebanking e MBWay.O banco BPI, junto de quem reclamei da situação, iniciou também o seu sistema de avaliação do caso.Aparentemente a instituição Hipay tem estado frequentemente associada a casos de burla informática, nomeadamente através da entidade 12101.Muito agradecemos todo o apoio e orientação que nos possam darMaria Jovita Oliveira e António Sérgio Pouzada


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