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BMW apenas garante a robustez fiabilidade e segurança dos seus automóveis pelo período de garantia

Resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

D. T.

Para: BMW Portugal Lda

18/10/2024

Atenção a quem tem ou teve problemas com o módulo de ABS do seu BMW (como travagens bruscas em períodos de chuvas): Sou proprietário de uma viatura BMW 116 Efficient Dynamic, , de junho de 2015, adquirida num concessionário BMW. A viatura foi exclusivamente assistida nos pontos de serviço oficiais da marca, tendo a última revisão sido realizada em agosto de 2024. No passado dia 05 de outubro, quando seguia na autoestrada Nº 8, no sentido Lisboa-Leiria comecei a sentir um forte cheiro a queimado e uma perda de potência na viatura o que me obrigou a sair de imediato da autoestrada onde imobilizei a viatura. Verifiquei que existia alguma saída de fumo pelas rodas dianteiras acompanhada de cheiro a queimado, o que me levou a acionar o reboque para um concessionário da BMW. O diagnóstico realizado é de que existe uma anomalia no módulo de ABS, no controlo de estabilidade dinâmico – o funcionamento anormal do módulo DSC fez com que o sistema ativasse de forma errada a unidade hidráulica exercendo uma pressão desadequada no circuito de travagem o que levou a que os discos e as pastilhas se danificassem. Atendendo a que: A) a minha viatura foi comprada na BMW; B) a manutenção da viatura foi realizada sempre nos pontos de serviço da marca, a última no dia 09 de agosto de 2024; C) não foi detetada, em nenhuma das ações anteriores, qualquer anomalia nem tão pouco o carro assinalou em qualquer momento um erro ou deficiência do módulo de ABS - é facto que o veículo não se encontra no período de garantia, mas é também evidente que os mecanismos alarmísticos da viatura não funcionaram, a luz de aviso do ABS não acendeu nem antes nem durante e não foi detetada nenhuma anomalia prévia; D) esta avaria poderia ter provocado a ignição da minha viatura em andamento colocando a minha segurança física em risco. A BMW deveria ser responsabilizada e assumir os custos de reparação mas recusa-se, dizendo que o veículo já não se encontra na garantia, pelo que se poderá concluir que a fiabilidade, robustez ou segurança apregoadas pela marca BMW, considerava premium no mercado, têm uma data de validade que se cinge ao período de garantia do veículo. Após este período, mesmo que sempre assistido na marca, todo o bom funcionamento do veículo poderá ser posto em causa. Aliás , a BMW tão pouco me dá a garantia que a substituição do módulo de ABS fará com que o veículo não volte a ter um comportamento anormal fora do período de garantia da peça. No limite o carro poderá levar um módulo novo de ano a ano. Esta situação é inadmissível para uma marca que se posiciona de forma distinta no mercado e acarreta uma enorme desilusão da minha parte relativamente ao meu veículo, à sua assistência e sobretudo à marca BMW.

Mensagens (1)

BMW Portugal Lda

Para: D. T.

21/10/2024

Estimados Senhores, Queremos desde já lamentar a circunstância que terá provocado a imobilização do BMW Série 1 em estrada e que consequentemente terá causado a entrada do veículo nas instalações oficinais do Ponto de Serviço Caetano Baviera Bento-Roma. Após apurar apurar informação sobre o presente caso junto do referido ponto de serviço BMW, e na sequência do diagnóstico realizado, ter-se-á constatado uma avaria na unidade DSC (controlo de estabilidade dinâmico), assim como o envelhecimento da bateria e o motor de arranque avariado. Para repor na totalidade das condições de circulação do BMW em apreço, o nosso parceiro também aconselha a substituição dos discos de travão, bem como das pastilhas de ambos os eixos. Com o intuito de ser possível o encontro da satisfação do cliente e consequente início dos trabalhos de reparação, foi apresentada uma estimativa de custos, o qual engloba uma cortesia proporcionada pelo nosso parceiro de 10% em mão-de-obra e em peças. Compreendemos que esta seja uma situação que não se encontrava prevista, no entanto, em função de se tratar de um produto mecânico, embora que ocasionalmente, é possível que por vezes surgem necessidades como às descritas. Neste sentido, esperamos se que possa obter aceitação da estimativa proposta para assim ter numa data próxima, novamente o BMW em apreço em plenas condições de utilização e assim o cliente possa voltar a usufruir da experiência de condução que o mesmo proporciona. Adicionalmente, dado que o BMW em apreço já não se encontra em período de garantia do Fabricante, informamos, que já não será possível a disponibilização de uma cortesia adicional da nossa parte. Aproveitamos ainda para informar que a informação facultada tem como único intuito o esclarecimento da reclamação apresentada, não podendo essa informação ser reproduzida, nem utilizada, total ou parcialmente, para qualquer outro fim ou noutro contexto. Mais informamos que, por se tratar de correspondência privada, não autorizamos a sua divulgação a terceiros ou a publicação, por qualquer forma, por qualquer entidade. Será da vossa responsabilidade qualquer utilização, divulgação e/ou publicação não autorizada da referida informação ou de qualquer correspondência da BMW Portugal, Lda.. Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com cordialidade. BMW Group Portugal Bruno Monteiro Customer Service Lagoas Park,Ed. 11 – 2.º Piso 2740-270Porto Salvo, Portugal Telefone: 808200807 (chamada para a rede fixa nacional) Dias úteis das 9h às 18h Email: info@bmw.pt www.BMW.pt www.MINI.pt www.BMW-Motorrad.pt ---------------------------------------------------------------- BMW Portugal, Lda., sociedade por quotas, com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2.º Piso, Freguesia de Porto Salvo, Concelho de Oeiras, com o capital social de EUR 50.000, integralmente realizado, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais, sob o nº 506 698 521 e com o mesmo número de pessoa coletiva. ---------------------------------------------------------------- Este e-mail e quaisquer anexos nele contidos são confidenciais e destinados apenas ao uso dos seus destinatários. Não é permitida a cópia desta mensagem, a utilização para qualquer fim ou a transmissão do seu conteúdo a terceiros. Caso tenha recebido este e-mail indevidamente, queira por favor notificar o seu remetente e proceder à destruição da mensagem. --------------------


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