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Beko - Má assistência a cliente

Resolvida Pública

Problema identificado:

Reparação

Reclamação

L. L.

Para: Beko

21/05/2024

Exmos. Senhores Venho por este meio fazer uma reclamação relativamente ao mau funcionamento do meu frigorífico BEKO. Em 15 de março de 2022 comprei o frigorífico modelo RDNE455E30DZXBN, com 4 anos de garantia (conforme documento em anexo), que funcionava na perfeição. Em novembro de 2023 comecei a detetar que os alimentos que colocava na gaveta de cima, na parte inferior do frigorífico congelavam. Em 5 de dezembro desloquei-me à loja onde adquiri o eletrodoméstico e descrevi o problema, tendo sido encaminhado para a assistência da BEKO. O técnico deslocou-se ao meu domicílio pela primeira vez em 28 de dezembro e posteriormente em janeiro tendo substituído uma peça, referindo que estava o problema solucionado. No entanto, a situação manteve-se, pelo que me desloquei-me novamente à loja em questão no dia 16 de janeiro de 2024, tendo sido solicitado nova assistência técnica. O técnico deslocou-se novamente ao meu domicílio em janeiro e fevereiro, mas a situação manteve-se, sendo que na altura até enviei fotos de alimentos congelados e até de um recipiente com água congelada que coloquei para averiguarem a situação. Em março contactei via telefone o técnico a informar da mesma situação, tendo o mesmo me informado que o processo estava fechado e que nada podia fazer. Fiquei indignada com a informação, pois não posso admitir que a marca não resolva o problema. Eu adquiri um frigorífico que funcionava nas melhores condições, mas mais de um ano e meio depois começou a congelar os alimentos na gaveta superior localizada na parte inferir e a situação está por solucionar, o que me condiciona pois não posso colocar alimentos nessa gaveta. Posto isto, não posso consentir que os serviços de assistência tenham fechado o processo, sem a resolução do problema, estando o frigorífico ainda em período de garantia, pelo que se não o conseguem reparar, então peço a sua substituição por um outro. Venho por este meio exigir com toda a legitimidade a resolução deste problema, no prazo máximo de 15 dias, face aos transtornos e prejuízos já ocorridos. 21/5/2024 Cumprimentos.

Mensagens (3)

Beko

Para: L. L.

22/05/2024

Exma. Sra. Lucilia Maria de Seixas Lage,Agradecemos o seu contacto e lamentamos quaisquer inconvenientes causados com o funcionamento do seu frigorífico BEKO modelo RDNE455E30DZXBN.Em resposta à sua reclamação, gostaríamos de esclarecer os seguintes pontos:Historial de Assistências Técnicas:Primeira reparação - 28 de dezembro de 2023(OR-845050): Foi identificado que o ventilador do frigorífico não estava a funcionar corretamente, e procedemos à sua substituição.Segunda reparação - 16 de janeiro de 2024(OR-853448): Após a substituição do ventilador, a situação não se resolveu. Em contacto com a assistência técnica, foi esclarecido que a queixa era relativa à gaveta superior do frigorífico, que é o “Compartimento Refrigerador ou Chiller. Esta gaveta é projetada para manter temperaturas próximas de zero graus, ideal para a conservação de lacticínios, enchidos, carne ou peixe, mas não adequada para verduras, que contêm alta humidade e, portanto, podem congelar nesta zona mais fria.Para garantir a precisão do diagnóstico, um datalogger foi utilizado para registar as temperaturas no compartimento refrigerador. Os dados registados indicam que as temperaturas estão dentro dos valores normais para esta função específica do compartimento.Conclusão:A análise técnica concluiu que não há qualquer defeito no funcionamento do frigorífico. A situação relatada resulta do uso incorreto do compartimento chiller para armazenar verduras. Esta gaveta não é destinada a alimentos que contêm alta humidade, como verduras, pois é a zona mais fria do refrigerador e é natural que esses alimentos congelem.É importante utilizar as diferentes zonas do frigorífico conforme as especificações do fabricante para evitar problemas como o que descreve. As verduras devem ser armazenadas na gaveta dos legumes, que é desenhada especificamente para este tipo de alimentos e oferece as condições ideais de conservação sem risco de congelamento.Próximos Passos:Embora a análise técnica indique uma utilização incorreta, estamos dispostos a continuar a prestar assistência para qualquer outra questão ou dúvida que possa ter sobre a utilização do seu frigorífico. Contudo, com base nas evidências e testes realizados, não consideramos justificada a substituição do equipamento neste momento.Agradecemos a sua compreensão e colaboração.Cumprimentos,Humberto CostaApoio ao ClienteServiço de Apoio TécnicoSensitivity: InternalNon-Personal DataDe: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado: 21 de maio de 2024 12:30Para: Apoio Tecnico Portugal apoiotecnicoportugal@beko.comAssunto: Beko - Má assistência a cliente CAUTION: This email is originated from outside of the organization. Do not click links or open attachments unless you recognize the sender and know the content is safe.DİKKAT: Bu e-posta, şirketiniz dışından gelmiştir. Göndereni tanımıyorsanız ve içeriğin güvenli olduğuna emin olamıyorsanız bağlantılara tıklamayın ve ekleri açmayın.‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

L. L.

Para: Beko

23/05/2024

Exmos. Senhores No âmbito da vossa resposta agradeço a sua celeridade, mas gostaria de esclarecer o seguinte: No dia 3 de março de 2024 enviei ao vosso técnico através do WhatsApp fotos de carne que coloquei na gaveta em questão e que congelou e como nas fotos não era percetível o estado da carne, enviei também fotos do recipiente aonde estava a carne aonde se vê com clareza o gelo, tendo ainda enviado fotos do gelo formado num outro recipiente que coloquei na mesma gaveta para que não restassem dúvidas (remeto as fotos referidas em anexo). Em suma, a gaveta congela todos os alimentos que lá coloco, seja carne, peixe, iogurtes, queijo, etc…., sendo que o frigorífico está a 6.º C e não pode congelar os alimentos, pois anteriormente isso nunca sucedeu e inclusive já tive o frigorífico a uma temperatura mais baixa de 4.º C. Assim sendo, não posso aceitar isto como uma má utilização do aparelho e acrescento que o compartimento superior com porta autónoma é que serve de congelador e não a gaveta inferior. Pelo exposto, solicito novamente a resolução deste problema. 23/5/2024 Cumprimentos

Beko

Para: L. L.

24/05/2024

Exma. Sra. Lucilia Maria de Seixas,Agradecemos o seu contacto e a celeridade com que respondeu. Compreendemos a sua preocupação relativamente ao funcionamento do seu frigorífico, em particular sobre a questão da gaveta que mencionou.Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que a gaveta em questão é projetada como um compartimento de zero graus. Conforme descrito no ponto 5.11 do manual do utilizador, este compartimento é ideal para armazenar certos alimentos de forma a prolongar a sua frescura e assegurar que sejam consumidos num curto espaço de tempo. Trabalhando a uma temperatura tão baixa, se forem colocados alimentos com um alto teor de água, como carne, peixe, sopas, etc., por um período prolongado, estes podem ficar parcialmente congelados, chegando ao ponto de se estragarem e ficarem inadequados para consumo.Por este motivo, o fabricante aconselha o uso deste compartimento estritamente conforme referido no manual de utilizador. Sobre a utilizaçãodeste compartimento para iogurtes e outros produtos lácteos, também gostaríamos de sublinhar que não é aconselhado para todos os tipos de produtos lácteos, conforme indicado pela serigrafia no próprio compartimento.Quanto à sua observação de que não aceita o funcionamento da gaveta zero graus porque possui um congelador para esse efeito, gostaríamos de salientar que as funcionalidades dos compartimentos são distintas e cada uma deve ser utilizada conforme as instruções fornecidas para garantir o melhor desempenho do aparelho.Esperamos que estas informações esclareçam as suas dúvidas e estamos disponíveis para qualquer outra questão que possa surgir.Com os melhores cumprimentos,Humberto CostaApoio ao ClienteServiço de Apoio TécnicoSensitivity: InternalNon-Personal DataDe: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado: 23 de maio de 2024 11:47Para: Apoio Tecnico Portugal apoiotecnicoportugal@beko.comAssunto: Recebeu uma resposta de LUCILIA MARIA DE SEIXAS CAUTION: This email is originated from outside of the organization. Do not click links or open attachments unless you recognize the sender and know the content is safe.DİKKAT: Bu e-posta, şirketiniz dışından gelmiştir. Göndereni tanımıyorsanız ve içeriğin güvenli olduğuna emin olamıyorsanız bağlantılara tıklamayın ve ekleri açmayın.‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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