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Aumento injustificado do prémio e perda de bonificação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

Z. C.

Para: AGEAS PORTUGAL - COMPANHIA DE SEGUROS, S.A

02/11/2025

Esta reclamacao refere-se a alteracao do premio e perda de bonificacao na apolice 004520921807 da seguradora Ageas. Existem dois sinistros que foram avaliados de forma incorreta pela seguradora: 1. No dia 31/05/2024 o veiculo encontrava-se estacionado, travado e sem condutor. No dia seguinte foi encontrado encostado a outro carro. Nao houve prova pericial nem participacao policial. Mesmo assim a Ageas registou culpa da segurada, o que viola o Decreto Lei 291 2007 artigo 27 que exige prova objetiva para atribuicao de responsabilidade. 2. O segundo sinistro ocorreu em parque de supermercado, sem data exata recordada. O relatorio policial numero 24SAU0141889 confirma culpa exclusiva do outro condutor. Apesar disso a seguradora manteve aumento de premio e perda de bonificacao, o que viola o Decreto Lei 72 2008 artigos 16 e 182 que obrigam boa fe, transparencia e fundamentacao. O premio passou de 153,23 por ano para 76,73 por trimestre sem justificacao valida e sem aviso previo, constituindo alteracao contratual abusiva. Solicito: 1. Reposicao do premio original anual ou valor equivalente. 2. Devolucao dos valores cobrados em excesso. 3. Restauracao da bonificacao removida injustamente. 4. Correcao imediata dos registos de culpa associados ao sinistro de 31/05/2024. Toda a documentacao, incluindo resposta oficial da Ageas, fotos, documentos e relatorio policial, segue em anexo e comprova os factos descritos. Requeiro intervencao da ASF para reposicao da legalidade e controle da atuacao da seguradora.

Mensagens (1)

AGEAS PORTUGAL - COMPANHIA DE SEGUROS, S.A

Para: Z. C.

10/11/2025

Caros Senhores, Temos presente a comunicação que nos dirigiram, em nome do vosso associado, Sr. Zviadi Chakvetadze, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Prestação de esclarecimentos Informamos que nesta data, procedemos ao envio de uma comunicação ao vosso Associado, tendo encerrado o nosso processo de reclamação. Com os nossos cumprimentos, José Fernandes Grupo Ageas Portugal Ageas Seguros, Ocidental, Seguro Direto Técnico de Reclamações Apoio ao Cliente Pense no ambiente antes de imprimir esta mensagem No sentido de garantir a total transparência e isenção na resolução da presente situação, é possível o recurso às seguintes entidades: Provedor do Cliente Apresentação de situações não resolvidas no âmbito da Gestão de Reclamações. Contactos: Avenida da República, 43 – 7.º Dto., 1050-187 Lisboa: provedor.ageas@mm-advogados.com. CIMPAS (Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros – www.cimpas.pt). A arbitragem é um processo de resolução extra judicial de conflitos, do qual resultará uma decisão produzirá os mesmos efeitos que a decisão de um tribunal judicial.


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