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Atribuição de CCI

Resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

M. F.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

27/08/2024

Exmos. Senhores, No passado dia 22 de agosto efetuei a compra de uma moradia na zona de Pinhal Novo, Palmela, que se encontra numa zona rural da vila. Após a compra do imóvel, dirigi-me no dia seguinte, 23 de agosto ao balcão dos CTT de Pinhal Novo por forma a efetuar a requisição de um CCI para a minha morada por forma a poder atualizar a minha morada fiscal, tal como previsto na lei em casos de aquisição de imóvel para habitação permanente e da mesma forma poder receber a minha correspondência sem problemas. No momento em que efetuei a requisição o funcionário do balcão alertou-me para o facto da atribuição de CCI e instalação das devidas caixas estar bastante atrasada na zona de Pinhal Novo (desconheço o ponto de situação nas restantes zonas). Uma vez ter alguma urgência na atribuição de um CCI por forma a ter uma morada fiscal correta, foi-me recomendando que me dirigisse ao posto operacional em Palmela (junto à autoeuropa) por forma a falar com um supervisor na esperança de apressar pelo menos a atribuição do CCI, podendo a montagem da caixa ser efetuada à posteriori. Após ser atendido, foi-me informado que o processo possui 6 meses de atraso, uma vez os CTT não estarem a efetuar o pagamento de prestação de serviços à entidade que efetua a montagem dos respetivas caixas e CCI aos CTT, tendo sido acrescentado que neste momento existem mais de 100 CCIs para atribuir e instalar na região de Pinhal Novo/Palmela e que sem receber o devido pagamento o prestador de serviços se recusa a continuar a efetuar instalações de caixas CCI. Posto isto, e tendo em conta que não posso ficar sem uma morada fiscal válida, regressei ao posto de CTT do Pinhal Novo a solicitar que, com alternativa, me fosse atribuído um apartado, por forma a possuir uma caixa na qual possa rececionar a minha correspondência bem como utilizar como morada fiscal. Para meu espanto foi-me informado que o mesmo não era possível, uma vez o apartado só poder ser atribuído possuindo já uma morada fiscal. Ou seja, não tenho uma morada válida por falta de CCI e todas as alternativas exigem que já possua um CCI que não me é atribuído, não existindo previsão para que o mesmo aconteça. Com isto, possuo o presente ponto de situação: 1º - Tenho uma moradia sem CCI atribuído e sem caixa de correio, ou seja, sem morada válida. 2º - Após a aquisição da minha casa, preciso de atualizar a morada fiscal no meu cartão de cidadão e junto das finanças num prazo de 10 dias e não o consigo fazer por não possuir CCI, incorrendo na possibilidade de entrar em incumprimento com o legalmente estabelecido sem responsabilidade direta. 3º - 2º - Após a aquisição da minha casa, preciso de efetuar o pedido de isenção IMI num período de 60 dias, mas pelo mesmo motivo, não tendo uma morada fiscal, não o consigo fazer em tempo útil perdendo a possibilidade de isenção do que é um direito meu. 4º - Procurei junto dos CTT encontrar uma solução alternativa que cumpra as minhas necessidades sem sucesso e sem cooperação dos CTT. 5º - Após solicitar aos CTT uma declaração que prove que não me será atribuído CCI e que desta forma não poderei proceder à utilização e atualização da minha morada fiscal, foi-me negada a mesma sem qualquer sugestão de alternativa. Com isto, solicito averiguar o presente e sugiro como solução provisória a atribuição imediata de um número de CCI, podendo a instalação da caixa ser efetuada à posteriori na medida da capacidade operacional dos CTT. Desta forma, poderei atualizar os meus documentos e rececionar o meu correio temporariamente no posto de CTT da minha zona de residência. Cumprimentos

Mensagens (4)

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: M. F.

27/08/2024

Caro Cliente,Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.Agradecemos a sua preferência,CTT - Correios de PortugalNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referência do seu pedido.O número de referência da sua solicitação é SR0020970047. [Please type your response above][Customer Entry]FromSent onTue, Aug 27, 2024 at 21:46 :PM GMT‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Image [End of conversation]300001871530245

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: M. F.

28/08/2024

Exmos. Srs: DECO Proteste,Por forma a procedermos a averiguações complementares, necessitamos que nos enviem as seguintes informações: e-mail e telefone de contato do cliente reclamante.Com os melhores cumprimentosHerika LimaApoio ao Cliente CTTNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referência do seu pedido:[Please type your response above][Entrada do Cliente]FromSent onTue, Aug 27, 2024 at 21:46 :PM GMT‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Imagem [End of conversation]300001871652819

M. F.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

28/08/2024

Boa tarde, Como solicitado, contactos do reclamante: email: miguelamfernandes@hotmail.com Telefone: 916720810 Cumprimentos

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: M. F.

28/08/2024

Caro Cliente,Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.Agradecemos a sua preferência,CTT - Correios de PortugalNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referência do seu pedido.O número de referência da sua solicitação é SR0020975984. [Please type your response above][Customer Entry]FromSent onWed, Aug 28, 2024 at 13:16 :PM GMT‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Image [End of conversation]300001872162261


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