Exmos. Senhores,
O meu pai foi internado no hospital de Cascais no dia 22 dezembro de 2024 tendo vindo a falecer no dia 6 janeiro de 2025. No final de 2024 requeri acesso à sua informação individual a qual foi-me informado que só poderia ser fornecida após alta do paciente. Após o seu falecimento, e após evidenciar que sou o seu herdeiro único efetuei novo requerimento de acesso à sua informação individual no dia 27 de janeiro de 2025
Tendo em consideração as certificações mantidas nos vários âmbitos, desde 2011, e a acreditação hospitalar, desde 2012, pela Joint Commission International (JCI), que avalia, em cerca de 1200 requisitos, a qualidade e segurança dos procedimentos clínicos e não clínicos em hospitais de todo o mundo, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade a certificação segundo a norma ISO 9001, no âmbito do Sistema de Gestão Ambiental a certificação pela norma ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental, no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho a certificação segundo a norma ISO 19011 e no âmbito tecnológico a certificação com o nível 7 da escala EMRAM do HIMSS Analytics (Healthcare Information and Management Systems Society), estou convicto que o Hospital Dr. José de Almeida - Hospital de Cascais, conseguiria enviar uma cópia do Processo Clínico e um Relatório Clínico com o detalhe de todos os exames e avaliações e medições efetuadas durante o período de internamento iniciado a 22 de dezembro de 2024.
No entanto, e 3 meses que estão passados desde o pedido efetuado, não obtive qualquer resposta.
Para um Hospital com os critérios de qualidade como o de Cascais apresenta, e com um processo informatizado, julgo não ser de elevada complexidade que a informação solicitada me seja fornecida.
Em face do exposto venho apresentar a minha reclamação pela não apresentação da cópia do Processo Clínico e um Relatório Clínico com o detalhe de todos os exames e avaliações e medições efetuadas durante o período de internamento iniciado a 22 de dezembro de 2024, até à presente data e reiterar que a mesma seja enviada com a maior brevidade.
Cumprimentos.