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Atraso na reposição da potência de energia

Resolvida Pública

Problema identificado:

Resolução do serviço

Reclamação

L. S.

Para: Endesa Energia, S.A.

24/01/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio manifestar a minha total insatisfação com os serviços prestados pela empresa supra referida, em virtude da falta de profissionalismo e respeito para com o cliente. No dia 21 de janeiro, por volta das 11h00, a eletricidade da minha residência foi cortada devido a um atraso no pagamento de uma fatura. Imediatamente, contactámos a linha de atendimento para obter os dados necessários para efetuar o pagamento, tendo sido necessária a realização de 4 chamadas, sendo que a referência para o pagamento demorou 1 hora a ser enviada. Às 11h55, conseguimos efetuar o pagamento, e temos o comprovativo do mesmo. Foi-nos informado que a energia seria reposta em 4 horas pagando uma taxa de urgência na próxima fatura, no entanto, tal não aconteceu. A energia foi reposta 10 horas depois, causando-nos diversos prejuízos, como alimentos estragados no frigorífico e, sobretudo, danos morais e psicológicos. Fiquei impossibilitada de cozinhar para o meu filho e o meu marido teve que tomar banho com água fria, com a agravante de sermos pais de um bebé de 6 meses. Quando a energia foi finalmente reposta, a potência fornecida era insuficiente, não permitindo o uso do termocoacumolador nem da placa de indução, e o quadro disjuntor ia constantemente abaixo. Ao contactar a Endesa, fomos informados de que, segundo o sistema deles, tudo estava normalizado e que deveríamos contactar a distribuidora. Embora tenha sido difícil entrar em contacto telefónico com a E-Redes, optei por preencher um formulário e, felizmente, fui atendida de forma eficaz, resolvendo o problema rapidamente. A questão só foi resolvida no dia 23 de janeiro, ao final da tarde. Adicionalmente, gostaria de questionar os elevados valores cobrados pela Endesa. A fatura da eletricidade da nossa habitação, um T0, tem um valor mensal de 80 euros, o que considero um absurdo, tendo em conta que não temos máquinas de lavar roupa ou loiça, não possuímos ar condicionado e não temos sistema de aquecimento. Solicito uma explicação sobre o sucedido, bem como uma compensação pelos danos causados. Aguardo uma resposta urgente e uma resolução para esta situação. Não recomendo a ninguém que faça contrato Endesa. Atentamente, Laura Santos

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: L. S.

29/01/2025

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-22940352 Refª DECO: 11940683 Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Laura Santos Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Laura Santos a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-22940352. No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria F. R. Azevedo Sobral Moura Correia que, após análise à situação que nos expôs informamos que existindo dívida vencida e pendente de liquidação, nos termos dos artigos 79.º e 80.º do Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico e gás natural, a potência da sua habitação pode ser reduzida para 1,15 kVA decorridos 5 dias da emissão do pré aviso de interrupção do fornecimento de energia. Facto do qual foi notificado no pré aviso de interrupção n.º 4852282 emitido no dia 11-01-2025. A redução de potência manter-se-á ou poderá evoluir para interrupção total do fornecimento de energia caso não haja efetiva liquidação dos montantes totais em dívida. Atendendo ao que se expõe, consideramos que a redução de potência do seu local de consumo, originada pelo incumprimento do prazo limite de pagamento constante das suas faturas, cumpriu todos os critérios legais estabelecidos. Não obstante, não verificamos que tenha ocorrido interrupção no fornecimento de energia elétrica. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à Exma. Senhora Maria F. R. Azevedo Sobral Moura Correia, a 29 de janeiro de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h


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