No passado dia 04/02/2025, procedi à encomenda de uma escova de dentes elétrica Oral-B iO 6 no site da Allzone (https://allzone.es) no valor de 113,57 Euros. Não havia nenhuma indicação de ruptura de stock e foi indicada uma data de entrega razoável para o artigo. Importa mencionar que tinha urgência na obtenção do produto, dada a existência de uma promoção da Oral B que permitia reaver um determinado montante na aquisição dum produto desta gama.
Alguns dias após a colocação da encomenda pude verificar que o seu estado foi actualizado para "envio em preparação" com a consequente criação da ordem de envio junto da transportadora. Contudo, nos dias seguintes constatei que a transportadora não teria ainda recebido o objecto por parte do remetente, ainda que já tivesse sido ultrapassada a data de entrega prometida. Posto isto e pelo motivo anteriormente indicado, procedi a cancelar a encomenda no dia 11/02/2025.
Entre o dia 11/02/2025 e 17/02/2025, a empresa não tomou qualquer acção no sentido de efectivar o reembolso da quantia liquidada e o estado do pedido foi actualizado para "Reembolso em processo" apenas após a minha intervenção junto do Apoio a Cliente a 17/02/2025.
A 24/02/2025, não tendo recebido qualquer informação sobre o estado da situação, contactei novamente o Apoio a Cliente e em consequência disso recebi um pedido, através de mensagem automática por email, para indicar os seguintes dados: Nome completo, Número de conta com IBAN e Número de encomenda). Note-se que a encomenda fora realizada com conta registada no site, pelo que tanto o nome como a encomenda em causa seriam, expectavelmente, dados que a empresa já possuiria. Desde então tenho estado a tentar obter o reembolso da quantia devida, tendo-me sido indicado que tal ocorreria no prazo máximo de 14 dias úteis a contar de 17/02/2025.
Contactei diversas vezes o Apoio a Cliente e foi-me dito que tinha sido dada internamente a indicação de reembolso a efectuar de forma urgente até 21 de março de 2025, mas o que é certo é que ainda não me foi restituído o valor pago, em claro desrespeito não só com as regras internas da empresa mas com os direitos gerais do consumidor.
Infelizmente constatei tarde demais o larguíssimo número de pessoas que relatam problemas semelhantes com esta empresa.
Além deste meio, apresentei ainda queixa no Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com/brands/allzone/complaints/allzone-artigo-nao-enviado-e-reembolso-nao-efectuado-130390225) e na plataforma de Resolução de Litígios em Linha da UE.