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Ação fraudulenta da Worten Cascais

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. L.

Para: Worten

09/01/2023

Exmos SenhoresNo passado dia 9/12/2022 adquiri uma TV Hisense (55U8HQ) e uns auscultadores (LOGITECH PRO X), ambos os produtos adquiridos em conjunto por um valor de €822,29 na loja Worten do Shopping de Cascais.Optei por este conjunto pois precisava de uma televisão com bom som, mas com a possibilidade de ouvir, igualmente com bom som, através de auscultadores para não incomodar terceiros.Na altura da aquisição, fui apoiado por 3 funcionários em simultâneo na loja da Worten, que me informaram que os auscultadores, de qualidade profissional oferecidos com a televisão, poderiam ser utilizados com a TV que estava a adquirir tendo-me sido mostrado a respetiva entrada usb aonde ligar a pen dos auscultadores sem fio num televisor semelhante em exposição.Estes aspetos - qualidade do som da televisão e dos auscultadores para serem utilizados com a televisão – foram os que determinaram a minha escolha por este conjunto.A televisão foi-me entregue em casa passados poucos dias, mas os auscultadores demoraram cerca de 3 semanas a serem entregues.Quando recebi os auscultadores, apercebi-me que estes não funcionavam na TV que adquiri com eles. Dirigi-me então à loja (que dista cerca de 7 Km da minha residência pois não consegui contacto com a loja ao fim de 2 dias de insistentes chamadas telefónicas) onde reparei que, 2 dos funcionários, que também estavam presentes na altura da minha aquisição, é que se inteiraram que afinal os auscultadores não davam para ouvir na televisão que tinha adquirido, quando, na altura da venda, alegaram de forma inequívoca que serviam para esse efeito. Insisti para resolverem a minha situação, tendo defendido que a forma de repararem tão grosseiro erro e para não ser considerado fraude, passava por uma das seguintes alternativas:- Arranjavam-me uns auscultadores de qualidade semelhante, que funcionasse na TV, pois o produto não correspondia ao anunciado no momento venda e que previlegío- Ser ressarcido do valor equivalente dos auscultadores (169,99 euros) ou, em caso extremo, dos dois equipamentos com recolha dos equipamentos na minha residência em moldes a acordar. Insisti para falar com alguém com responsabilidade na loja Worten de Cascais com capacidade de decisão para me ajudar a resolver tão desagradável situação, mas informaram-me que quem tinha essa capacidade, o gerente da loja, na altura não se encontrava presente.Face a tão lamentável situação, não me restou outra alternativa que não fosse apresentar uma queixa que ficou registada com o número 32644577 do livro de reclamações da loja e onde foi referido que:Identificação do Fornecedor: “Worten Equipamentos para o Lar SA / Cascais Shopping, EN9, Loja Worten / 2645-543 Alcabideche”Identificação do Reclamante: Nome e MoradaMotivo da Reclamação: “Comprei uma TV Hisense 55u8HQ no dia 9/12/2022, na loja da Worten do Shopping de Cascais, e acompanhava-a uma promoção com os headphones LOGITECH PRO X. Na altura da aquisição, informaram-me que os headphones funcionavam na televisão e mostraram-me a porta usb na televisão (a de exposição) para efetuar a ligação. Com efeito um dos fatores que me levou a escolher esta opção foi o facto da TV ter bom som e poder ouvir a TV, igualmente com bom som, mas em silêncio com o Hedaphones que acompanhavam a TV. Todos os 3 funcionário que me atenderam disseram o mesmo. Hoje, reparo eu e os funcionários da loja (2 e que estavam presentes na altura da venda) que os Headphones afinal não são adequados para a TV. Há duas coisas absurdas, a marca que oferece algo que não funciona com o produto e que se presta a ambiguidades e a loja que mentiu, pois não servem (e contrário ao alegado na altura da venda). Solicito reparação da situação, uma vez que a decisão que tomei se baseava no conjunto. Sinto-me defraudado”.Dia 27/12/2022, pela 15H10, e assinatura”Cerca de 2 dias depois, recebo uma chamada, alegadamente da Worten e a propósito da minha queixa, a informar que compreendem a situação, lamentam o que aconteceu, mas mostram indisponibilidade para as duas situações que lhe coloquei (substituição dos headphones ou ressarcimento do valor pago com recolha do equipamento por parte da Worten). A atitude unilateral da Worten, mediante forte protesto meu, foi que a situação estaria reparada com o que é referido em SMS de 28 de Dezembro, com os seguintes dizeres:“Ola A,L, no seguimento da reclamacao (N/Ref.: 09410999) oferecemos 20% de desconto na compra de um artigo. Para usufruir basta apresentar este SMS. O desconto é valido por 90 dias e não acumulável com campanhas e/ou promocoes. Caso precise de ajuda conte connosco através do 210 155 222 (chamada para a rede fixa nacional) ou www.worten.pt. Até breve. A Equipa Worten”.Independentemente de raramente efetuar compras na Worten que permitisse aceder a esta “boa vontade” da empresa, considero que a sua atitude é sancionável nos termos do regime de proteção do consumidor, pois vendeu um produto recorrendo a informação enganosa e que é sua obrigação reparar, sendo por ventura justo que a reparação possa ser efetuada por uma das soluções que avancei na altura e atrás referidas.Ficaria muito grato que pudessem acionar os mecanismos legais para reposição de um direito meu enquanto consumidor e claramente violado pela empresa Worten e onde, nesta situação, entendo que a empresa está a usar abusivamente do seu ascendente sobre o consumidor para não assumir a sua responsabilidade numa situação que indicia claramente ser fraudulenta.Solicito assim as orientações adequadas à situação ou que seja acionado o julgado conveniente em defesa dos meus direitos enquanto consumidor que se sente lesado pela forma abusiva e fraudulenta de como foi tratado pela Worten.Desde já os meus agradecimentos pela vossa atenção, ficando a aguardar por informações sobre o desenvolvimento que esta queixa possa ter.AMLAssociado Deco nº 1368453-74

Mensagens (3)

Worten

Para: A. L.

18/01/2023

Olá António,Muito obrigada pelo seu contacto e preferência.Lamento, desde já, o atraso na resposta ao seu pedido.Relativamente ao artigo: Auscultadores Gaming Wireless LOGITECH PRO X, verificamos que situação foi já anteriormente analisada e dada resolução por parte do nosso departamento responsável através do processo de reclamação nº 09410999.Lamentamos imenso os transtornos causados e esperamos que esta situação não coloque em causa a confiança que nos tem depositado.Se necessitar de mais algum esclarecimento, estou totalmente disponível.Até breve,Andreia GarciaEquipa WortenT: 210 155 222 – disponível todos os dias das 8h às 24h (chamada para a rede fixa nacional)www.worten.pt--------------- Mensagem original ---------------

Worten

Para: A. L.

06/02/2023

Olá António,Muito obrigada pelo seu contacto e preferência.Lamento o que me reporta, bem como os transtornos causados, compreendo o seu desagrado.Desta forma, informo que estou a diligenciar a questão junto do departamento afeto.Solicito que possa aguardar uma resposta da minha parte.Se necessitar de mais algum esclarecimento, estou totalmente disponível.Até breve,Andreia BernardesEquipa WortenT: 210 155 222 – disponível todos os dias das 8h às 24h (chamada para a rede fixa nacional)www.worten.pt--------------- Mensagem original ---------------

Worten

Para: A. L.

06/02/2023

Olá António,Muito obrigada pelo seu contacto e preferência.Lamento uma vez mais o que me reportou, bem como os transtornos causados.Verifico que lhe foi oferecido um desconto de 20% na compra de um artigo, no seguimento da reclamação (N/Ref.: 09410999),Para usufruir basta apresentar este SMS. O desconto é válido por 90 dias e não acumulável com campanhas e/ou promoções..Se necessitar de mais algum esclarecimento, estou totalmente disponível.Até breve,Andreia BernardesEquipa WortenT: 210 155 222 – disponível todos os dias das 8h às 24h (chamada para a rede fixa nacional)www.worten.pt--------------- Mensagem original ---------------


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