Reclamações recentes

L. P.
28/08/2025

Veiculo imobilizado por negligencia

Bom dia, em Janeiro de 2025 o meu veiculo Mercedes-AMG foi reparado. pelo representante oficial Mercedes-Benz Santogal M, de um ligeiro toque na dianteira. Depois da reparação, alguns dias depois, na primeira utilização noturna, reparei que a função "Digital Lights" dos faróis de circulação dianteiros estava inoperacional. Depois de 1 mês de reparação, mais 1 semana parado. Quando finalmente regressou, poucos dias depois comecei a ter vários erros no quadrante e infoentertainment MBUX sobre funções de segurança e auxílio à condução. Entreguei novamente o AMG à Santogal M em Abril depois dos erros ficarem de forma persistente no écran do carro. Foi-me comunicado posteriormente que não existia confiança da marca na viatura e que iriam necessitar de substituir a cablagem CAN-BUS e que a data de entrega da cablagem seria em Agosto 2025... Durante todo o período até ao dia de hoje tive apenas telefonemas da pós-venda a confirmarem a chegada da cablagem necessária e outro a dizer que afinal, mesmo com a nova cablagem, o carro não apesenta condições de segurança para circular. Fui posteriormente contactado pela área de vendas para saber se queria vender o meu carro e comprar outro... Não é de todo a minha intenção dado que antes do carro ser reparado pela Santogal M, o mesmo sempre teve um comportamento exemplar. Já solicitei ao abrigo dos Direitos do Consumidor uma de 2 opções, com recibos de aviso de leitura e recepção, sem qualquer resposta, sendo que as 2 opções ao abrigo dos Direitos do Consumidor foram: 1. Devolução do veículo e reembolso do valor pago. 2. Troca do atual veículo por veículo igual ou semelhante, ambos sem resposta. Lamentando ter de ir por esta via, apresento nesta fase uma reclamação pelos danos materiais e pessoais causados e, caso a resposta a esta reclamação não seja satisfatória, elevarei a outras instâncias dado que não tenho o meu carro há muitos meses, perdi tempo de garantia, custos com seguro, etc. Cumprimentos

Resolvida
M. E.
19/08/2025

Não tem atendimento

Por várias vezes tentei contacto com o setor de colisão da Santogal , tenho meu veículo com vistoria já feita pela Santogal, foi autorizado a quase 2 meses, desde a data da vistoria o que foi me passado através dos funcionários era que só teria que esperar as peças para fazerem o reparo, mas não consigo contacta-lós, sempre que ligo fico na linha de espera por 30 minutos e atendem já desligando o telefone, uma grande falta de respeito, eles não estão fazendo favor a mim, todo o serviço está sendo pago e o valor não é baixo, mas mesmo assim depois do primeiro atendimento onde já nos prende como clientes não temos mais alguma resposta ou informação sobre o serviço, é uma falta de respeito dessa empresa com os clientes. Só dão a devida atenção quando ainda não somos clientes, mas assim que fechamos todo o serviço e ficamos presos a empresa já não nos contactam ou passam qualquer informação, ficamos sem saber de fato o que fazer. Sempre faço revisão na Santogal, mas será minha última vez como cliente, pois só nos dão atenção quando o assunto é dinheiro, mas depois de tudo feito já não nos prestam serviço algum.

Em curso
G. S.
11/08/2025

Não passagem do carro de nome

Exmos Senhores, Em março de 2025 desloquei-me à feira de veículos promocionais organizada pela Santogal Peugeot de Lisboa, sita na R. Dom Luís de Noronha 40, 1069-081 Lisboa, onde acabei por adquirir um veículo novo. Em 09/04/2025 fui ao stand buscar o carro onde me foram facultados todos os documentos, nomeadamente, a declaração de venda datada de uma data anterior, 04/04/2025, o que já é errado pois apenas levantei o carro no dia 09/04. Acontece que estamos a 11/08/2025 e o carro ainda não está no meu nome, certo é que já estou a pagar o financiamento há 4 meses e até agora nada do DUA do carro. Várias e várias e várias vezes já questionei a Santogal Peugeot sobre o estado do processo e acerca do porquê da demora e, por várias vezes, me indicaram que seria devido ao atraso nas financeiras e com a reserva e propriedade e etc…, o que não faz sentido tendo em conta que eu já estou a pagar o valor mensal, logo está tudo ok para a financeira. Após, dia 16/07/2025, fiz uma nova insistência com a vendedora da Santogal Peugeot, onde comprei o carro, acerca do estado do processo e a mesma referiu que já havia sido enviado para a conservatória do registo automóvel. Hoje, dia 11/08/2025, fui à conservatória do registo automóvel do parque das nações e a oficial de registos imprimiu o histórico do carro que adquiri e o carro continua sem qualquer apresentação para o meu nome e continua na titularidade da Stellantis. É inconcebível, andam há meses a enrolar-me e sempre com desculpas. Certo é que estou a pagar um financiamento de um bem que não me pertence. Inadmissível, Santogal Peugeot.

Resolvida
V. M.
17/07/2025

Documentos em falta - GARANTIA

Em continuação do caso, 12096985, venho por este meio, informar que seguindo as diretrizes da Santogal, em ativar a garantia da marca, a mesma, para o efeito, precisa das provas de revisão do veículo anterior à sua venda. Posterior à sua venda já as fiz chegar à JOP-SEAT no Porto, no entanto, a quando da venda, as mesmas não foram entregues com a documentação da viatura, pelo que peço que enviem uma segunda via, para a pessoa encarregue pelo processo, sandra.cordeiro@jop.pt. Já fiz chegar este email a várias pessoas da Santogal mas continuo sem resposta. A viatura está na oficina à espera destes documentos para se poder ativar a garantia legal. O único documento que eu tinha em minha posse foi a da revisão dos 5000 km. Ficam a faltar as anteriores para poder avançar com o processo. Envio o email escrito pela Jop: "Boa Tarde Sr Vasco Machado, Vimos por este meio solicitar os comprovativos de manutenções da viatura SEAT MO AR86BI. A viatura encontra-se neste momento em oficina, em reparação, sendo que o importador solicitou as mesmas para processo de garantia. Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos, Bárbara Ribeiro Assessor | Serviço Pós Venda Rua Delfim Ferreira, 84 4100-199 Porto (+351) 226 194 500 barbara.ribeiro@jop.pt "

Encerrada
M. G.
24/06/2025

Resolução de anomalia mecânica

Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativamente a um problema mecânico persistente no meu veículo Kia Stonik 1.0 T-GDI EX, matrícula 88-XL-41 , adquirido com garantia ainda em vigor. Desde há aproximadamente dois anos, o carro apresenta, de forma intermitente, um comportamento anómalo normalmente ao arrancar: um forte tremor, por vezes tão acentuado que parece comprometer a capacidade de iniciar marcha. Já tentei identificar padrões relacionados com o combustível utilizado, nível de reserva, tempo de utilização ou temperatura do motor, mas o problema ocorre de forma irregular, sem uma condição evidente que o provoque. Este problema foi reportado por mim nas duas últimas revisões oficiais realizadas na oficina da Santogal, situada na Av. Visconde de Valmor, n.º 20, estando devidamente registado nos relatórios dessas intervenções. No entanto, até à data, a oficina não conseguiu, ou não procurou, resolver a situação, alegando que, como o problema não se manifestou nas suas instalações, não avançam com a desmontagem de componentes como a embraiagem – salvo com a condição de que, não sendo detectada qualquer avaria, o custo da mão de obra será suportado por mim. Considero esta abordagem inadmissível, uma vez que: A anomalia foi comunicada atempadamente e está documentada; O veículo está dentro do período de garantia; O cliente cumpriu sempre com as revisões recomendadas, realizadas na rede oficial; É responsabilidade da marca garantir o bom funcionamento do veículo e prestar o devido acompanhamento técnico sem penalizar o cliente por falhas que claramente não lhe são imputáveis. Tenho agora nova revisão a agendar e solicito, com caráter de urgência, que a Kia Portugal e/ou a oficina responsável tome as providências necessárias para resolver este problema, garantindo um serviço de diagnóstico completo e a eventual reparação – sem encargos adicionais ao cliente, conforme os direitos conferidos pela garantia. Fico a aguardar um contacto célere com a indicação de como pretendem resolver esta situação. Com os melhores cumprimentos, Ana Isabel Figueira Tomé Cardoso Godinho

Resolvida

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