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Viatura usada - defeito

No passado dia 27 de Novembro de 2018 adquiri, por 19.990€, uma viatura usada, da marca Audi, modelo A3 1.6TDI de 05/2016, nas instalações da Só Barroso Lda - Braga. No momento em que a levantei no Stand, detectou-se, ainda na presença do vendedor, um ruído estranho no motor, pelo que, já em Viana do Castelo e dada a persistência do ruído, accionei a garantia. O veículo deu entrada na Audi, tendo sido diagnosticada uma anomalia no sistema da correia de transmissão, pelo que esta foi substituída. Poucos dias depois, notei que o veículo estava demasiadas vezes a desencadear processos de regeneração do filtro de partículas, não obstante os trajectos diários incluírem, pelo menos duas vezes por semana, 50 a 70km de autoestrada. O problema, porém, persistiu. Alertei a Só Barroso, via e-mail, no dia 16/01, comunicando o seguinte:Serve o presente para lhe reportar um comportamento estranho que o carro que vos adquiri (audi a3) tem apresentado desde o primeiro momento. Em pouco mais de 1000km, o carro já efectuou mais de 7 ciclos de regeneração do filtro de partículas, o que é manifestamente estranho e excessivo. Poder-se-á argumentar que tal acontece porque o percurso diário é essencialmente urbano, embora isso não explique, de todo, a frequência desses ciclos, já que, sobretudo ao fim de semana, fazemos sempre uma viagem mais longa com ele, o que, pelo menos em teoria, deveria permitir perfeita manutenção do filtro de partículas através do processo de regeneração passiva. Tal anularia, por si só, a necessidade de activar tantas vezes os ciclos de regeneração activa. Tudo indicia que o filtro de partículas se encontra no final da sua vida útil, já que se revela incapaz de concluir com sucesso os ciclos de regeneração normais. Faço-o para que fique registado que esta situação já era pré-existente à compra da viatura, temendo que, a confirmar-se, a garantia se ponha à margem, já que nas suas cláusulas de exclusão do contrato assinado se encontra perfeitamente expresso que esta não cobre danos nas peças de desgaste, designadamente no filtro de partículas. Pedirei, entretanto, avaliação à Audi, para que o problema seja definitivamente diagnosticado.Em mês e meio o carro deu entrada, por 3 vezes, na assistência Audi em Viana do Castelo. Alegam que não detectam a causa do problema, embora reconheçam que ele exista, já que constataram a passagem de gasóleo para o reservatório do óleo, fruto das regenerações sucessivas. Na última assistência, procedeu-se à limpeza do filtro. A factura da intervenção, tendo sido recusada pela garantia, foi totalmente custeada por mim. Não obstante, 3 dias depois, e após um percurso de 140km de autoestrada, o problema voltou. Entrei, de novo, em contacto com a Só Barroso, via telefone, com a minha gestora de avaria (Maryse Castro). Combinamos que lhe enviaria um comprovativo das múltiplas deslocações à assistência técnica da Audi, assim como extracto da via verde comprovando os percursos em autoestrada. Assim fiz no dia 18 de Março, via e-mail, com o seguinte texto:Com efeito, e conforme ora se atesta, e para além da intervenção inicial (substituição do Kit da correia de distribuição por ruído detectado ainda no Stand), a viatura esteve 3 vezes sob intervenção técnica - inconsequente (21/02/2019 28/02/2019 15/03/2019), tendo gerado, por essa razão, sérios constrangimentos à minha rotina profissional e, decorrentemente, na minha vida pessoal. No sentido de demonstrar que a viatura cumpre quotidianamente percursos mistos, junto anexo, ainda, extracto da via verde respeitante às últimas 3 semanas. Pelo exposto, solicito a substituição da viatura ou, em alternativa, a denúncia, por justa e demonstrada causa, do contrato de compra e venda celebrado a 27 de Novembro último. Falei, entretanto, e seguindo as instruções da Sra Maryse, com o vendedor que me vendeu a viatura, no sentido de proceder à reavaliação da mesma, para que pudesse ser substituída por outra. Hoje, 26 de Março, recebo um contacto telefónico do Sr. Carlos Vale (vendedor) a informar-me que por especial favor, e para que a Só Barroso fidelize este cliente, a empresa estaria na disposição de me avaliar a viatura em 16.500€ - qd no seu site têm outras iguais para venda, mais antigas, por 18.990€. Ou seja, propõem que, em menos de 4 meses e com apenas 3000km percorridos, e por razões que objectivamente não me podem ser imputadas, perca 3500€, sendo ainda obrigado a adquirir uma outra viatura no seu stand. Na verdade, lucrariam comigo 3 vezes: primeiro, na compra da viatura depois, na subvalorização da mesma para troca e por fim no novo veículo que terei que adquirir. Um bom negócio, sem dúvida. Para a empresa, claro...Aguentei, até ao limite do sustentável e por todo este tempo, com sérios prejuízos pessoais decorrentes da privação da viatura em cada ida à assistência, toda a situação ora reportada. Esta subvalorização do meu veículo foi a gota de água num oceano de problemas. Agradeço auxílio. O associado Nº 4573793-49 José Carlos Freitas

Encerrada

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