Reclamações recentes

M. M.
08/05/2025

Assunto: Reclamação por cobrança indevida e falta de acompanhamento por parte de ginásio

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, solicitar o apoio da DECO PROTESTE relativamente a uma situação que considero injusta e lesiva dos meus direitos enquanto consumidora, envolvendo a renovação automática e cobranças continuadas por parte de um ginásio, mesmo após a cessação da utilização do serviço. Em outubro de 2023, celebrei com o ginásio [nome do ginásio] um contrato de adesão com a duração de 12 meses. Durante este período, frequentei as instalações pontualmente. No entanto, a partir de outubro de 2024, deixei completamente de utilizar os serviços, uma vez que me encontrava a estudar no estrangeiro ao abrigo do programa Erasmus. Parti do princípio, de boa-fé, que o contrato cessaria no final do prazo acordado, uma vez que nunca me foi comunicado verbalmente nem relembrado por escrito que o contrato se renovaria automaticamente. Acresce que a comunicação inicial do contrato foi feita com insistência e proximidade, mas a partir do momento em que o contrato foi assinado, nunca mais houve qualquer contacto da parte do ginásio — nem para confirmar a renovação, nem para questionar a minha ausência, durante mais de sete meses. Mais grave ainda, constatei posteriormente que os débitos mensais continuaram a ser realizados na conta bancária da minha mãe, Maria Manuela Gaiola Mingote Esteves, associada ao contrato. Perante esta descoberta, enviei um email ao ginásio, a solicitar o cancelamento imediato da subscrição e o reembolso das mensalidades cobradas após a cessação da minha frequência. O ginásio respondeu afirmando que, segundo a cláusula 4 do contrato, este se renovava automaticamente numa base mensal, e que, segundo a cláusula 9, o pedido de cancelamento teria de ser feito até ao dia 15 do mês anterior. No entanto, não aceitaram qualquer reembolso, mesmo tendo sido demonstrado que não houve qualquer uso das instalações durante vários meses e que a comunicação contratual foi, no mínimo, deficiente. Repliquei a mensagem, expressando a minha insatisfação e reforçando o facto de ter pago 349€ por um serviço do qual não usufruí em absoluto e que nunca foi acompanhado ou supervisionado pelo ginásio, demonstrando total desconsideração para com o cliente. Desde então, já passou cerca de um mês e não obtive qualquer resposta ao meu último contacto. Face ao exposto, venho solicitar à DECO PROTESTE: A vossa análise da situação à luz dos direitos do consumidor; Orientação quanto aos passos a seguir para obter um reembolso parcial ou integral dos valores pagos indevidamente; Intervenção, se possível, junto da entidade em questão para mediar uma solução justa. Anexo a esta exposição os seguintes documentos: Cópia do contrato de adesão; Registo de comunicações trocadas por email com o ginásio. Agradeço, desde já, toda a atenção e apoio que me possam prestar. Com os melhores cumprimentos, Beatriz Mingote Esteves

Encerrada
M. F.
06/09/2024

Procedimento de mã fe

No início deste mês, solicitei informações para avaliar um treino em um ginásio, mas não consegui comparecer. Como fui indicado por um personal trainer conhecido, entrei em contato com ele, que me informou que, por ser indicado, não precisaria pagar inscrição e a mensalidade seria em torno de 39,99€, sem fidelização.Em 19/08, um consultor chamado Yan me contatou insistentemente, oferecendo uma proposta que ele alegou ser válida apenas naquele dia: três meses de mensalidade a 20€ e três meses a 39,99€, alternados. Achei as condições atrativas e aceitei, pagando via transferência bancária. Yan disse que eu poderia começar em setembro e até me ofereceu uma aula experimental, a qual aceitei, mas acabei não indo.Apesar de ter concordado com o pagamento, NÃO ASSINEI NENHUM CONTRATO nem autorizei o uso dos meus dados pessoais, algo obrigatório em Portugal. Em 28/08, entrei em contato novamente, informando que, devido a obrigações contratuais com meu antigo ginásio, não poderia iniciar no novo ginásio e solicitei a devolução dos 20€ pagos para setembro.Yan respondeu no dia seguinte, dizendo que não seria possível devolver o valor, pois o contrato só permite cancelamentos até 5 dias antes do início das atividades. Questionei, afirmando que NÃO ASSINEI NENHUM CONTRATO e desconhecia essa cláusula. Pela lei, tenho 14 dias para desistir de qualquer compra. Mesmo assim, Yan afirmou que não poderia me ajudar e encerrou o contato.Considero essa atitude inaceitável, pois não é uma questão de ajuda, mas de cumprimento do procedimento correto. Se necessário, acionarei o tribunal, pois, além de não ter assinado nenhum contrato, fui induzido a aceitar a oferta sob falsas alegações. Este comportamento é ilegal e frustrante, especialmente porque estou apenas exigindo o que é meu direito. A forma como tudo foi conduzido me desmotivou, e agora, já não desejo mais ser cliente deste ginásio. Segue numero efetuado no livro de relação aonde ate o momento não fui respondido ROR00000000045097560.

Encerrada
C. S.
24/01/2024

Débitos diretos eternos

Fui sócio do ginásilo Lemon fit da Estefanea. No final de Novembro aderi a outro ginasio e solicitei o cancelamento da minha inscrição no Lemon.Na recepção foi me indicado que completava 6 meses em Dezembro. Assim bastaria deixar cair a mensalidade de dezembro (por débito direto) e depois seria cancelada a inscrição.Assim fiz, deixei pagar a mensalidade de dezembro por débito direto e logo de seguida inativei o débito direto no multibanco.Em 19 de Janeiro (quando as mensalidades habtualmente eram debitadas nos primeiros dias do mês) , já apos ter cancelado a inscrição e inativado o débito direto, torna a cair uma mensalidade no valor de 44,90€. Ou seja o ginásio tornou a apresentar o débito direto assinado por mim inicialmente já depois de saberem que tinha cancelado a inscrição e inativado o débito.Já fui ao banco e já pedi o reembolso, pelo que de momento o problema está resolvido.Apenas escrevo com intenção de alertar outros eventuais consumidores com os débitos diretos, que ao contrário do que pensamos são sempre passíveis de ser reativados.Obrigado

Encerrada
A. P.
05/07/2023

Débito de contrato que devia estar cancelado LemonFit Estefânia

O meu nome é António Dias. No ano passado estive inscrito mais a minha namorada no ginásio LemonFit da Estefânia. O contrato tinha uma fidelização de 6 meses, que terminava em Outubro. A meio de Setembro procurámos o cancelamento da inscrição de ambos, mas como era necessário o pagamento da taxa de cancelamento (devido à fidelização), optámos por esperar por Outubro. Como ficou registado via e-mail, foi feito o pedido de cancelamento em Outubro, com os 15 dias de antecedência de aviso exigidos, e foi-nos confirmado o cancelamento da inscrição, no final do mês, SEM NECESSIDADE de pagamento de qualquer taxa. Hoje, dia 5 de Julho, verifico que a mensalidade ainda me está a ser cobrada. Apresentei toda a informação ao contacto disponível do LemonFit, explicando a situação e apresentando as provas que tinha de como tinham dado informação de que as inscrições iam ser canceladas (o da minha namorada foi de facto cancelado, o meu é que não). Responderam-me que iriam permitir o cancelamento da inscrição sem qualquer pagamento de taxa. Fiquei lesado em cerca de 314 euros (34,90 durante 9 meses - Novembro a Julho, todos cobrados) sem nunca ter usufruido do serviço depois do cancelamento, e ainda se referem ao cancelamento do contrato atual como se fosse um gesto de boa vontade. Tendo em conta toda a situação, e a minha inibição de culpa do sucedido, tenho direito, no mínimo, ao REEMBOLSO da TOTALIDADE das mensalidades cobradas a partir de Novembro de 2022 - 314,10 euros -, tal como um pedido de desculpas pelo sucedido, que durante todo o processo nunca houve, fui sempre tratado como se não tivesse qualquer razão de queixa.

Encerrada
M. C.
10/08/2022

Cancelamento de inscrição e reembolso

No dia 04/08/2022 inscrevi-me no ginásio Lemonfit Olaias e paguei 25 euros pelo valor da inscrição, em campanha de pré abertura. No dia a seguir (05/08/2022) solicitei à gestora o cancelamento e reembolso do valor da inscrição. Após alguma troca de e-mails, a gestora disse no e-mail que iriam proceder ao cancelamento e reembolso. Pediram para ir às instalações falar com o responsável. Fui e disseram que não vão proceder ao reembolso dos 25 euros da inscrição, quando no contrato não diz nada em contrário, para além de terem dito que iam devolver. Preenchi a reclamação no Livro de Reclamações. Quero o reembolso do valor que me é devido ASAP. É suposto ficarem com o valor da inscrição de um contrato que cancelei em tempo útil? No contrato não menciona que perco o direito ao valor. Onde estão os direitos do consumidor? Cumprimentos. Maria João Campos

Encerrada

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