Reclamações recentes

G. G.
15/07/2025

Reclamação de serviço a carrinha Mazda 6 na Cardan Guimarães

Ex. mos (as) Srs. (as) Sou proprietário de uma viatura Mazda 6 SW de 2024 (atualmente com 11 anos) com cerca de 240.000 Km. Desde a compra, em 2ª mão, realizada em 2019, que a mesma sempre foi avaliada, com todas as revisões realizadas em concessionárias autorizadas Mazda, inicialmente nas Caldas da Rainha, na Auto Júlio e, a partir de 2023, na Cardan em Guimarães. A partir de março de 2024 e sistematicamente começou a aparecer o aviso “Pressão de óleo baixa; verificar nível óleo”; sempre que aparecia este aviso o carro entrava em modo de segurança e o carro fica limitado na potência, aceleração e em manter as viagens… durante mais de 12 meses que tenho entrado, por diversas vezes, em contacto com a oficina, tendo por várias vezes deixado o carro para avaliação – na Cardan Guimarães. Para além do aviso descrito, muitas vezes vinha ainda associado a “Necessária inspeção ao Sistema do Veículo” e “Necessário Inspecionar Motor”. Durante estes meses, fui deixando a carrinha para avaliação com tempos de espera cada vez maiores, tendo pago nestas avaliações: €977,35 em março de 2024; €361,08 em setembro de 2024; €2.015,00 em abril de 2025; €1.728,58 em junho de 2025; e nesta última avaliação com o valor de €483,73 (deixei a carrinha a 4 de julho de 2025 – pouco mais de alguns dias após ter estado cerca de 4 semanas a reparar) com indicação de que “desta vez o problema foi a bomba de vácuo do sistema de óleo dos travões… e o sistema fica completamente resolvido”, sic – só nos últimos 3 meses o pagamento foi de €4.227,31 em peças e mão de obra para o problema persistir. Neste momento, 1 dia após me ter sido entregue a carrinha “totalmente reparada e sem qualquer problema”, que a mesma entra em “modo segurança” na subida da autoestrada A4 a caminho de Vila Real com a indicação “Necessário Inspecionar Motor” e “Pressão de óleo baixa; verificar nível óleo”. A ausência de resposta eficaz na avaliação/orientação por parte dos problemas do carro já foi motivo de reclamação previa com a justificação resumida “que os serviços e peças substituídas foram os necessários para a resolução dos problemas encontrados” … só que não… porque os problemas persistem… as peças foram substituídas (pelo menos quero acreditar que foram) e desconheço se os serviços realizados (se o foram) seriam os necessários. Assim sendo pretendo avaliar todas as peças retiradas e substituídas no sentido de serem fotografadas e ponderada peritagem (avaliar até possível dolo do foro criminal se existir pagamento indevido a peças não substituídas, mas faturadas; ou apenas solo cível por nítida incompetência dos serviços, que apesar de estar como concessionária de referência da Mazda, têm poucas indicações para assim se manter) Como conclusão: - tenho um problema com vários meses de evolução, na minha viatura Marza 6 SW, que mesmo após múltiplas avaliações pela Cardan Guimarães se mantém, mesmo após avultados gastos e com tempos de imobilização da viatura muito elevados (é o meio de transporte único que tenho para trabalhar); - a Cardan Guimarães (tendo detetado “aparentemente” os vários problemas já identificados) não se tem responsabilizado por todos os danos que me têm sido imputados pela ausência de viatura para desempenhar as minhas funções e tem mantido facturação de peças atrás de peças com serviços incluídos, desconhecendo agora se eram realmente necessários; - a Cardan Guimarães respondeu ao pedido anterior de reclamação de forma leviana e condescendente, relativizando um problema “que é de fácil resolução” (segundo me dizem) mas que persiste após múltiplas idas à oficina. Faço esta nota de reclamação que envio ainda para a Mazda Portugal, assim como em todos os portais da queixa disponíveis em Portugal, no sentido de ser avaliada a estratégia de manter a Cardan como concessionária para a minha área de residência com este nível de qualidade e estratégia. Certamente não equaciono a compra de qualquer outro veículo Mazda quando tenho de o submeter a avaliação com uma equipa tão parca em qualidade em várias vertentes. 15 de julho de 2025

Encerrada
C. R.
09/08/2019

Reclamação oficina Cardan Maia

No dia 16.07 entreguei o meu veículo (Fiat 500, 02-GG-15) na oficina da Cardan Grande Porto, na Maia, reportando 2 problemas: i) luz de aviso do motor acesa, relacionado com a necessidade de limpeza do filtro de partículas (problema recorrente nos últimos anos) e ii) impossibilidade, por vezes, de abrir/ fechar o vidro dianteiro esquerdo.Ao fim de cerca de 1 semana sem carro, fomos contactados pela oficina, que i) nos pediu autorização para desmontar o motor e ii) nos informou que o sensor de pressão de subalimentação teria de ser substituído por um sensor novo da Fiat de preço ~90€ ou por sensor novo da Bosch ~30€, ambos com o mesmo propósito. Pedimos para colocar o sensor da Bosh, uma vez que era mais barato e chegava mais rápido.No dia 29.07, i.e., ao fim de mais uma semana (duas seguidas sem carro), somos informados de que a viatura estaria pronta. Dirigi-me à oficina, paguei, sem questionar, 360€, por uma factura sobre a qual nada entendia, mas que descrevia claramente que o filtro de partículas havia sido limpo.Assim que recolhi o carro, passados 5min de sair da oficina, a luz do motor acende-se. Voltei para trás e informei que o problema não estava resolvido. O mecânico responsável pela intervenção acaba por admitir que só havia trocado o sensor - ou seja, não limpou o filtro de partículas e, num espaço de 2min, troca o sensor por outro novo à minha frente. O carro é testado e o problema do motor mantém-se. O carro fica mais uma semana na oficina, na esperança de se compor finalmente o problema. Ao fim dessa semana, dia 1, sou notificada de que o carro está pronto. Dia 2 à primeira hora dirigi-me à oficina, disseram-me que desta vez tinham efectivamente limpo o filtro de partículas, tendo encontrado o problema (blocos de carvão acumulados no mesmo). Questionei apenas se faria sentido ter pago pelo sensor já que, a meu ver, não era necessário uma vez que não resolveu o problema. Responderam-me que era necessário e, não questionando, fui-me embora com o meu carro.No dia seguinte (sábado, dia 3), constato que a luz do motor de facto já não acendia mas que, em contrapartida, o vidro dianteiro esquerdo não estava a funcionar novamente. Por descargo de consciência e a fim de perceber exactamente a intervenção feita no vidro, analiso a factura com mais rigor e descubro, colocando a referência das peças no Google, que nos haviam cobrado 2 sensores de pressão de subalimentação, um de ~90€ (Fiat) e outro de ~30€ (Bosch), a par da limpeza do motor que já tinha percebido antes que não foi feita. Até considerava a hipótese de ter sido um lapso, se as peças não estivessem propositadamente com designações diferentes à frente da referência e se uma delas (a mais cara) não estivesse associada à ordem de trabalhos de reparação do vidro e não do motor. Como se tudo isto não bastasse, reparo ainda que colocaram, sem qualquer pedido de autorização, uma chapa metálica com publicidade à CardanSegunda-feira, desloco-me pela 5ª vez à oficina, e i) aviso que o vidro não foi devidamente composto, ii) exijo que removam a publicidade da matrícula (uma vez que é chapa e não o consigo fazer) e ainda iii) questiono as irregularidades que identifiquei na factura. Sem qualquer solução apresentada pela assistente, escrevo no livro de reclamações. Pedem-me para deixar novamente o carro (i.e. pela quarta semana seguida) para corrigir o problema do vidro. Assim o façoCerca de 2 dias depois, e após tentar 17 vezes contactar, sem efeito, as assistentes da oficina, sou notificada que o carro está pronto com o vidro a funcionar. Nesse mesmo dia (07.08), desloco-me à oficina e, antes de poder recolher o carro, a secretária assistente informa-nos que nos vai devolver o valor do sensor da Bosch facturado erradamente. Relembro-a que tínhamos comunicado, com toda a clareza possível, que queríamos o da Bosch e não o da Fiat (~o dobro do preço), pelo que o valor a creditar deviam ser os ~90€. Adicionalmente, questionei qual a intervenção feita no vidro, uma vez que o problema não tinha ficado resolvido. Responde-me que tinham desmontado a porta, lubrificado o mecanismo. No entanto, a referência de uma 3ª peça que surge na factura é a do botão de abertura do vidro. Fico sem perceber, novamente, porque me estavam a cobrar por algo que, uma vez mais, não havia sido feito. A resposta que obtenho para estas perguntas por parte da assistente, é que se recusa a falar mais e que teria de voltar na segunda feira seguinte (12.08) para falar com o chefe de oficina. Ou seja, nem 1 cêntimo nos foi devolvido, mesmo após constatar uma quantidade absurda de erros na factura. Seguindo as ordens da secretária, vou-me embora da oficina e, qual não é o meu espanto quanto reparo que, mesmo ao fim de 4 semanas seguidas, o video continua sem abrir! Mais, também não tinham retirado a chapa metálica de publicidade!Em suma, a minha experiência ao dia de hoje com o serviço de oficina da Cardan Grande Porto resume-se a:- 7 idas à oficina- 4 semanas sem carro- ~360€ pagos há ~2 semanas injustamente, por peças não colocadas no carro e serviços não executados- 0 cêntimos de reembolso - todos os problemas por resolver (a luz de aviso do filtro de partículas voltou a acender)- um prejuízo de Uber de ~280€- uma chapa de publicidade colocada na matrícula sem qualquer pedido de autorização e após um nível de serviço lamentável- horas de trabalho perdidas com este assuntocarro indisponível para ir de férias

Encerrada

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