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Reclamação oficina Cardan Maia

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. R.

Para: Cardan

09/08/2019

No dia 16.07 entreguei o meu veículo (Fiat 500, 02-GG-15) na oficina da Cardan Grande Porto, na Maia, reportando 2 problemas: i) luz de aviso do motor acesa, relacionado com a necessidade de limpeza do filtro de partículas (problema recorrente nos últimos anos) e ii) impossibilidade, por vezes, de abrir/ fechar o vidro dianteiro esquerdo.Ao fim de cerca de 1 semana sem carro, fomos contactados pela oficina, que i) nos pediu autorização para desmontar o motor e ii) nos informou que o sensor de pressão de subalimentação teria de ser substituído por um sensor novo da Fiat de preço ~90€ ou por sensor novo da Bosch ~30€, ambos com o mesmo propósito. Pedimos para colocar o sensor da Bosh, uma vez que era mais barato e chegava mais rápido.No dia 29.07, i.e., ao fim de mais uma semana (duas seguidas sem carro), somos informados de que a viatura estaria pronta. Dirigi-me à oficina, paguei, sem questionar, 360€, por uma factura sobre a qual nada entendia, mas que descrevia claramente que o filtro de partículas havia sido limpo.Assim que recolhi o carro, passados 5min de sair da oficina, a luz do motor acende-se. Voltei para trás e informei que o problema não estava resolvido. O mecânico responsável pela intervenção acaba por admitir que só havia trocado o sensor - ou seja, não limpou o filtro de partículas e, num espaço de 2min, troca o sensor por outro novo à minha frente. O carro é testado e o problema do motor mantém-se. O carro fica mais uma semana na oficina, na esperança de se compor finalmente o problema. Ao fim dessa semana, dia 1, sou notificada de que o carro está pronto. Dia 2 à primeira hora dirigi-me à oficina, disseram-me que desta vez tinham efectivamente limpo o filtro de partículas, tendo encontrado o problema (blocos de carvão acumulados no mesmo). Questionei apenas se faria sentido ter pago pelo sensor já que, a meu ver, não era necessário uma vez que não resolveu o problema. Responderam-me que era necessário e, não questionando, fui-me embora com o meu carro.No dia seguinte (sábado, dia 3), constato que a luz do motor de facto já não acendia mas que, em contrapartida, o vidro dianteiro esquerdo não estava a funcionar novamente. Por descargo de consciência e a fim de perceber exactamente a intervenção feita no vidro, analiso a factura com mais rigor e descubro, colocando a referência das peças no Google, que nos haviam cobrado 2 sensores de pressão de subalimentação, um de ~90€ (Fiat) e outro de ~30€ (Bosch), a par da limpeza do motor que já tinha percebido antes que não foi feita. Até considerava a hipótese de ter sido um lapso, se as peças não estivessem propositadamente com designações diferentes à frente da referência e se uma delas (a mais cara) não estivesse associada à ordem de trabalhos de reparação do vidro e não do motor. Como se tudo isto não bastasse, reparo ainda que colocaram, sem qualquer pedido de autorização, uma chapa metálica com publicidade à CardanSegunda-feira, desloco-me pela 5ª vez à oficina, e i) aviso que o vidro não foi devidamente composto, ii) exijo que removam a publicidade da matrícula (uma vez que é chapa e não o consigo fazer) e ainda iii) questiono as irregularidades que identifiquei na factura. Sem qualquer solução apresentada pela assistente, escrevo no livro de reclamações. Pedem-me para deixar novamente o carro (i.e. pela quarta semana seguida) para corrigir o problema do vidro. Assim o façoCerca de 2 dias depois, e após tentar 17 vezes contactar, sem efeito, as assistentes da oficina, sou notificada que o carro está pronto com o vidro a funcionar. Nesse mesmo dia (07.08), desloco-me à oficina e, antes de poder recolher o carro, a secretária assistente informa-nos que nos vai devolver o valor do sensor da Bosch facturado erradamente. Relembro-a que tínhamos comunicado, com toda a clareza possível, que queríamos o da Bosch e não o da Fiat (~o dobro do preço), pelo que o valor a creditar deviam ser os ~90€. Adicionalmente, questionei qual a intervenção feita no vidro, uma vez que o problema não tinha ficado resolvido. Responde-me que tinham desmontado a porta, lubrificado o mecanismo. No entanto, a referência de uma 3ª peça que surge na factura é a do botão de abertura do vidro. Fico sem perceber, novamente, porque me estavam a cobrar por algo que, uma vez mais, não havia sido feito. A resposta que obtenho para estas perguntas por parte da assistente, é que se recusa a falar mais e que teria de voltar na segunda feira seguinte (12.08) para falar com o chefe de oficina. Ou seja, nem 1 cêntimo nos foi devolvido, mesmo após constatar uma quantidade absurda de erros na factura. Seguindo as ordens da secretária, vou-me embora da oficina e, qual não é o meu espanto quanto reparo que, mesmo ao fim de 4 semanas seguidas, o video continua sem abrir! Mais, também não tinham retirado a chapa metálica de publicidade!Em suma, a minha experiência ao dia de hoje com o serviço de oficina da Cardan Grande Porto resume-se a:- 7 idas à oficina- 4 semanas sem carro- ~360€ pagos há ~2 semanas injustamente, por peças não colocadas no carro e serviços não executados- 0 cêntimos de reembolso - todos os problemas por resolver (a luz de aviso do filtro de partículas voltou a acender)- um prejuízo de Uber de ~280€- uma chapa de publicidade colocada na matrícula sem qualquer pedido de autorização e após um nível de serviço lamentável- horas de trabalho perdidas com este assuntocarro indisponível para ir de férias


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