Reclamações recentes

G. M.
20/01/2023

Veículo automóvel com falta de conformidade

Venho por este meio comunicar a V. Exas. a lesão dos meus direitos como consumidor e que passo a explicar. No passado mês de junho (17/06/2022) comprei um carro importado no stand HCAR, cuja marca é BMW, o modelo é o 116d e a matrícula é AR-40-LI. Desde o momento em que o comprei, fui denotando determinadas anomalias no carro, as quais comuniquei ao vendedor no dia 21/06/2022, nomeadamente: manete das velocidades treme constantemente e de forma anormal e o carro faz um tremor anormal às 1500 rotações. Assim, e tal como combinado com este, desloquei-me novamente ao stand no sentido de as anomalias serem verificadas e eventualmente reparadas. No entanto, e apesar de me terem dito que o carro se encontrava sem as anomalias que tinha reportado, estas mantiveram-se. Uma vez que o stand é em Fafe, e eu sou residente de Vila Nova de Gaia, após esta ida ao stand, e tendo em vista a resolução dos problemas inerentes ao veículo, resolvi contactar a empresa que presta a garantia (SNG – Garantia e Assistência Automóvel, S.A.), devido às despesas elevadas que a viagem até Fafe implicava. Durante estes meses, desde a compra do carro, já o levei 5 vezes a oficinas indicadas pela empresa que presta a garantia, tendo eu ficado sem o mesmo cerca de 3 meses no total. Eu próprio já gastei aproximadamente 400 euros em arranjos, devido a esta empresa ter referido que determinadas avarias não se encontravam abrangidas pelo contrato de garantia. No entanto, nenhuma das anomalias das quais eu me queixava tinha ficado solucionada, e apenas à 4ª vez (nos inícios de dezembro), após eu ter solicitado uma oficina diferente à SNG, é que estas foram devidamente diagnosticadas, tendo sido identificado que tal se deve a um problema com o volante bimassa (componente do kit embraiagem) e com os cabeçotes. O orçamento dado para a correção destas anomalias ronda os 1300 euros. Juntando a isto, e devido a ter-me aparecido, também nos inícios de dezembro, a seguinte mensagem no computador de bordo potência total do grupo propulsor indisponível, levando a que o carro não desenvolva após o aparecimento da mesma, solicitei à SNG que este problema fosse diagnosticado juntamente com os mencionados anteriormente. A resposta dada pela PC auto é que a origem deste problema está em alguma avaria no filtro de partículas. Acrescentaram ainda que, caso a avaria implique a substituição da peça, o valor poderá rondar também os 1000€. Todavia, e por um lado, a SNG alega que estes problemas não se encontram abrangidos pelo contrato que foi efetuado no momento da compra do veículo, e que por isso terei de ser eu a suportar o custo do arranjo. Por outro, e após ter contactado o vendedor do stand HCAR na tentativa de resolução deste problema, este alega também que não tem responsabilidade sobre tais anomalias, argumentando que aquilo que consta do contrato de garantia efetuado é que a garantia do veículo é prestada pela SNG, e que, se as avarias não se encontram abrangidas por este contrato, terei de ser eu mesmo a suportar os custos outrora referidos. Concluindo, pretendo fazer valer os meus direitos como consumidor, uma vez que não me parece justo nem respeitante dos ditames da boa-fé inerente aos contratos, ter de ser eu a suportar custos à volta dos 2300 euros em arranjos de um veículo que comprei há 6 meses.Cordialmente,Guilherme Magalhães

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.