Institucional

Selos DECO PROTESTE: consigo para melhores escolhas

selos deco proteste

Os selos DECO PROTESTE ajudam os consumidores portugueses a reconhecer os produtos e serviços com melhor desempenho nos nossos testes, no momento em que esta informação faz falta: na altura da compra.
 

 

Descubra os produtos com selo DECO PROTESTE

O que são os selos DECO PROTESTE?

Há 25 anos que a Deco Proteste realiza testes independentes para o ajudar a comprar melhor. Os selos DECO PROTESTE distinguem os melhores produtos e serviços com os títulos de ESCOLHA ACERTADA e MELHOR DO TESTE, oferecendo-lhe informação fiável para tomar decisões rápidas e informadas.

 

 

 

Conheça os nossos selos

selo deco proteste

 

Selos destacam produtos e serviços recomendados

Os nossos testes apresentam uma visão global das características dos produtos e serviços testados com base em critérios de avaliação variáveis. Os selos DECO PROTESTE condensam esta informação, destacando a ESCOLHA ACERTADA e o MELHOR DO TESTE, permitindo-lhe perceber rapidamente quais os produtos e serviços dignos do seu investimento.

Escolha Acertada e Melhor do Teste distinguem qualidade

Os produtos eleitos como ESCOLHA ACERTADA e MELHOR DO TESTE nos testes da DECO PROTESTE podem obter licença para usar os respetivos selos em suportes publicitários e de promoção, como rótulos de produtos, embalagens, pontos de venda, internet, mensagens publicitárias (cartazes, meios impressos e online) e anúncios de rádio e televisão.

FAQs

Como funcionam os selos DECO PROTESTE?
Fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços cujos produtos receberam as distinções de ESCOLHA ACERTADA e MELHOR DO TESTE nos testes da DECO PROTESTE podem adquirir uma licença para usar os respetivos selos em suportes publicitários e de promoção, como rótulos de produtos, embalagens, pontos de venda físicos, internet, mensagens publicitárias (cartazes, meios impressos e online) e anúncios de rádio e de televisão. Deste modo, os consumidores portugueses têm acesso aos resultados dos nossos testes em momentos-chave do processo de decisão de compra.

Por que razão decidiu a DECO PROTESTE licenciar os seus selos?
Os selos DECO PROTESTE foram criados para fornecer aos consumidores informações fiáveis sobre o desempenho de produtos e serviços em testes independentes. Licenciar os selos permite-nos alargar o número de consumidores a quem esta informação chega; outros objetivos são promover mais testes e pesquisas e aumentar a visibilidade e credibilidade da DECO PROTESTE entre a indústria e os consumidores portugueses.

Como posso saber que produtos estão licenciados para usar selos DECO PROTESTE?
A lista de produtos e serviços que obtiveram licença para usar os selos DECO PROTESTE ESCOLHA ACERTADA e MELHOR DO TESTE está disponível aqui

A DECO PROTESTE cobra pela utilização dos selos?
Sim. Todos os anos a DECO PROTESTE realiza testes a mais de 3100 produtos, enviando-os para 45 laboratórios e centros de pesquisa independentes nacionais e internacionais. Esta despesa, que ascende aos 1,3 milhões de euros por ano, é suportada quase na totalidade pelos nossos associados e subscritores, sem qualquer apoio estatal. Ao licenciar os selos DECO PROTESTE às empresas que desejam utilizá-los na sua comunicação, partilhamos os custos de testes futuros com a indústria, desenvolvendo mais testes e reforçando o processo de partilha pública de resultados.

De que forma é que isso afeta a independência e imparcialidade da DECO PROTESTE?
O facto de licenciarmos a utilização dos selos Deco Proteste não afeta em nada a nossa independência e imparcialidade. O modo como selecionamos os produtos para os testes não muda, nem muda a forma como os testes são realizados. Estas seleções e procedimentos continuarão a ser feitos por nós, como sempre, e disponibilizados para consulta e escrutínio na respetiva página de teste. Já a gestão das licenças será feita por uma entidade externa, a Bureau Veritas, e não existirá contacto direto entre a DECO PROTESTE e as empresas interessadas em usar os selos. Desse modo, a nossa independência é totalmente salvaguardada. As empresas são informadas dos resultados dos testes apenas após a publicação dos mesmos, pelo que a sua decisão de comprar licença para utilizar o selo, não influencia, de forma alguma, os nossos testes.

De que forma são utilizados os rendimentos provenientes do licenciamento de selos?
O nosso trabalho é quase exclusivamente financiado pelos associados e subscritores da DECO PROTESTE, pelo que as receitas provenientes do licenciamento dos selos DECO PROTESTE permitirão aumentar o número de testes realizados e a qualidade dos serviços prestados tanto aos consumidores portugueses, como aos nossos associados.

Há vigilância sobre a utilização correta dos selos?
Sim. Quando uma marca adquire uma licença, compromete-se a declarar qualquer utilização prevista para os selos à Bureau Veritas, a empresa que gere o licenciamento e está encarregue de efetuar controlos periódicos nos pontos de venda para identificar eventuais utilizações ilícitas dos nossos selos. Quando se deteta uma infração, o detentor da licença é informado e fica sujeito a perdê-la se não corrigir a situação de imediato. Os consumidores podem comunicar abusos através deste formulário.

Como posso reportar o uso indevido dos selos?
Caso queira reportar um produto promovido sem licença, uso indevido ou confuso dos selos DECO PROTESTE ou se tiver alguma questão sobre os selos DECO PROTESTE, contacte-nos através do seguinte formulário