Exigência de reembolso e indemnização por cancelamento de voo (viagem não realizada)

Não conseguiu embarcar porque a companhia aérea cancelou o voo sem avisar. Veja a carta-tipo para pedir o reembolso dos bilhetes e uma indemnização.
Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Assunto: Voo (origem)-(destino) n.º ………, no dia ......
Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que, com a intenção de embarcar no avião que faria a viagem (origem)-(destino) n.º ………... às ........ horas do dia ..... de ..............., me apresentei no aeroporto de ........ Para minha surpresa, fui informado de que o voo tinha sido cancelado.
Manifestei a minha insatisfação pelo ocorrido, mas o funcionário disse que nada poderia fazer. (...)
Nome e morada completa do remetente
Nome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Voo (origem)-(destino) n.º ………, no dia ......
Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que, com a intenção de embarcar no avião que faria a viagem (origem)-(destino) n.º ………... às ........ horas do dia ..... de ..............., me apresentei no aeroporto de ........ Para minha surpresa, fui informado de que o voo tinha sido cancelado.
Manifestei a minha insatisfação pelo ocorrido, mas o funcionário disse que nada poderia fazer. O voo alternativo proposto pela companhia aérea, n.º..........., às ............ horas do dia......... de .................... impossibilitava-me de cumprir compromissos profissionais, pelo que não aceitei a solução proposta.
Assim, venho por este meio solicitar o reembolso do montante gasto nos bilhetes, no total de .................. euros.
Solicito ainda o pagamento da compensação prevista no artigo 7.º do regulamento n.º 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de fevereiro de 2004.
Para tal, agradeço que entrem em contacto comigo no prazo de 8 dias, para que combinemos a forma de pagamento da indemnização. Na ausência de comunicação da parte de V. Exas., não deixarei de acionar todos os meios legais e judiciais para garantir que serão integralmente respeitados os meus direitos legalmente protegidos.
Sem mais de momento, subscrevo-me, apresentando os melhores cumprimentos,
(Assinatura)
Anexo: Cópia do bilhete de avião/reserva feita e do cartão de embarque.