Como preparar o regresso às aulas

Início
Os manuais, o material escolar (de preferência, sem químicos), a ação social, os seguros e o transporte são os problemas a resolver primeiro. Mas há aspetos práticos de alimentação, direitos ou saúde a ter em conta.
Explicamos ainda quem tem direito à bolsa de estudo e quais as regras para os trabalhadores-estudantes. E damos algumas dicas para estudar e ajudar no sucesso escolar.
Peça fatura com número de contribuinte para comprovar todas as despesas de educação. Não se esqueça de validá-las no e-Fatura, para não perder no reembolso do IRS.
Mochilas escolares e postura adequada
O peso das mochilas é uma das preocupações. Postura incorreta e mochila com excesso de peso são maus hábitos que os jovens adquirem e que podem vir a causar problemas de postura, nas costas, no pescoço e nos ombros.
Quando for comprar a mochila, leve a criança consigo, para que esta a experimente. Certifique-se de que o tamanho é adequado para a estatura (ajuste as alças para que fique sempre acima das ancas).
Quando vazia, a mochila não deve pesar mais de meio quilo. Ao arrumar o material, coloque os objetos mais pesados e volumosos, como os livros, na vertical, o mais próximo possível das costas. O peso deve estar bem repartido, e a mochila quanto mais leve, melhor. Não deverá ultrapassar 10% do peso da criança. Caso ultrapasse, opte por uma mochila com rodas, com pega regulável, para que se adapte à estatura da criança. Esta não deverá dobrar o braço ao puxar a mochila.
Quando a criança não se senta corretamente, tem mais dificuldade em concentrar-se, pode perder interação com os professores e parecer inquieta. Uma postura confortável melhora a concentração e a destreza manual.
Refeitórios e lanches
Além da família, a escola desempenha um papel muito importante na adoção de hábitos alimentares saudáveis. As orientações da Direção-Geral da Educação (DGE) são claras. As cantinas devem fornecer diariamente aos alunos:
- pão de mistura fresco;
- sopa de legumes;
- salada e/ou legumes;
- peixe e carne, em dias alternados, acompanhados com arroz, massa ou batata, também em dias alternados e com confeções variadas;
- fruta crua e, de preferência, da época.
As cantinas (Lei n.º 11/2017, de 17 de abril) têm ainda de garantir uma ementa vegetariana, que cumpre as mesmas regras que a ementa anterior quanto a pão, sopa, salada, acompanhamentos e fruta. Em vez de a carne e o peixe serem o principal constituinte do prato principal, são as leguminosas, que terão de variar diariamente.
Uma vez por semana, as cantinas têm de incluir no menu leguminosas (na ementa normal) e uma alternativa à fruta fresca (fruta cozida ou assada, gelatina, gelado ou iogurte). A DGE aconselha ainda, no mínimo, a inclusão dos ovos na ementa duas vezes por mês e os fritos, no máximo, uma vez quinzenalmente. A água é a única bebida autorizada nos refeitórios.
Como tratar piolhos
Qualquer um pode apanhar piolhos, mas as crianças em idade escolar estão mais vulneráveis. A transmissão dá-se, principalmente, por contacto direto entre cabeças, sendo pouco comum devido à troca de roupas e objetos infestados, como toalhas e pentes. Ter piolhos não significa falta de higiene. Pelo contrário, estes bichos preferem cabelos limpos.
Prevenção, há só uma: estar atento à cabeça do seu filho. Esteja atento a sinais como comichão intensa, pequenas feridas na cabeça e dificuldade em dormir. Se encontrar resíduos castanhos nos lençóis, pode estar perante uma infestação. Na farmácia ou no supermercado, compre um champô para piolhos e aplique de acordo com as instruções.
Tablets e computadores para a escola à distância
Em tempos de coronavírus, com a escola refugiada em casa, as plataformas digitais foram uma grande ajuda no estudo e no contacto entre alunos e professores. Smartphone, tablet, computador ou televisão foram usados para encurtar distâncias e estabelecer ligações.
Reunimos sugestões dos nossos comparadores de equipamentos tecnológicos, com o título de Escolha Acertada ou de Mais em Conta. As nossas recomendações também consideram o grau de complexidade das tarefas exigidas aos alunos.
Vantagens das contas-estudante
As contas para estudantes e jovens são, em regra, mais vantajosas do que as existentes para o público em geral: exigem mínimos de abertura reduzidos, isentam ou cobram custos mais baixos de manutenção e, muitas vezes, nem a anuidade do cartão de débito ou crédito cobram. A maioria não é remunerada, mas pode ser uma boa solução para quem estuda ou ainda não completou 30 anos, especialmente para aqueles que escolhem o homebanking como o canal privilegiado.
A maioria dos bancos cobra pelas transferências interbancárias, mesmo que realizadas através do respetivo portal na internet. Se o banco com a melhor proposta de conta estudante/jovem não coincidir com aquele onde os pais têm conta, é melhor usar o multibanco para transferir a mesada, onde a operação é gratuita.
Para quem quer estudar mas, neste momento, não tem possibilidades, também há solução: há empréstimos que só tem de pagar quando terminar os estudos.
Exclusivo Simpatizantes
Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).
Não tem acesso? Criar conta gratuita
Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).