Reconhecer e tratar cinco doenças comuns do cão
Início
O seu peludo não saltou de alegria quando pronunciou a palavra “rua”? Vomita, tosse e está apático? Conheça os sinais de alarme e os tratamentos para as doenças frequentes nos cães.
- Dossiê técnico
- Susana Santos
- Texto
- Cécile Rodrigues e Fátima Ramos

O cão é o animal de companhia preferido dos portugueses: em 2014, havia cerca de dois milhões nos lares nacionais. Estes animais oferecem afeto e companhia, mas também apresentam algumas exigências. Além da inserção de um microchip (pelo veterinário) com a identificação do animal, o dono deve efetuar o registo na junta de freguesia e renovar a licença todos os anos. Para o seu bem-estar, tal como qualquer membro da família, os cães requerem também cuidados de saúde.
No mínimo, é necessário levá-los uma vez por ano ao veterinário para administrar a vacina da raiva, obrigatória a partir dos 3 aos 6 meses. É ainda importante que os animais sejam desparasitados a cada seis meses, salvo outra recomendação do veterinário.
Além dos cuidados básicos, importa conhecer os sinais que poderão requerer uma consulta urgente:
Doença de Lyme
Otite externa
Parvovírus canino
Tosse do canil
Vómitos
As despesas com o veterinário e os tratamentos saem integralmente do bolso dos donos, a não ser que tenham um seguro para animais. Contudo, é possível deduzir, no IRS, 15% do IVA. Convém guardar as faturas. Caso tenha dificuldade em suportar os custos, verifique, nas associações dedicadas a animais na sua região, se há forma de obter consultas mais baratas.