Dicas

Desumidificadores ineficazes a secar roupa em casa

Início

Os desumidificadores com função de secar roupa não são suficientemente rápidos e saem caro na fatura da eletricidade. Testámos alguns modelos e comparámos com as máquinas de secar roupa.

  • Dossiê técnico
  • Rui Marques
  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos
21 abril 2020
  • Dossiê técnico
  • Rui Marques
  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos
Mulher a estender roupa

iStock

Os longos dias de chuva criam um problema a quem não tem um espaço específico para secar a roupa em casa. Do ponto de vista económico e ambiental, nada bate o sol e o vento. Mas quando a chuva não dá tréguas é preciso alternativas. Comparámos dois sistemas distintos de secagem de roupa, para saber qual a solução mais barata e eficiente: os desumidificadores que têm essa função e as máquinas de secar roupa tradicionais.

Desumidificador com função de secagem

Sabia que existem à venda desumidificadores com a função de secagem de roupa? Na prática, esta função possibilita o funcionamento contínuo, ventilando o espaço e promovendo a circulação ininterrupta do ar na divisão onde se encontra. O resultado é roupa seca, mas só passadas oito horas e muita energia gasta, com um custo de cerca de 1,50 euros.

Selecionámos cinco modelos, os que apresentam melhor eficiência na capacidade de extração de água, para testar a capacidade de secar roupa e escolhemos equipamentos com diferentes capacidades. Os escolhidos têm a capacidade para retirar 10,16, 20 e 25 litros de água por dia. Optámos por roupa maioritariamente de algodão (toalhas, fronhas e t-shirts) que perfizessem o total de 1,1 kg e lavámos num programa com centrifugação de 1400 rotações. Depois de terminado, retirámos a roupa, estendemos e comparámos com a roupa estendida num estendal dentro de casa, nas mesmas condições de temperatura e humidade.

Secar a roupa com o desumidificador pode ser até três horas mais rápido do que simplesmente “secar ao ar” dentro de casa. Ao mesmo tempo que o fazemos, estamos a remover toda a humidade que fica acumulada na divisão devido à roupa estar molhada. Contudo, não se pode colocar grandes quantidades de roupa nem peças muito grandes, a roupa não pode estar muito junta e, se arejarmos bem a divisão, abrindo uma janela, por exemplo, a diferença deixa de ser tão percetível. 

Máquinas de secar roupa rápidas e eficazes

É um dos meios mais utilizados, mas também apresenta alguns problemas. Gasta energia e cria problemas de humidade no interior das casas, se não houver uma boa ventilação do espaço. Abrir parcialmente uma janela pode ser a solução. 

Para conhecer o gasto de energia e o tempo de secagem da roupa, fizemos em laboratório um teste idêntico ao que foi realizado com os desumidificadores. Ou seja, deixámos secar uma amostra de roupa com as mesmas características da do teste anterior, mas com uma quantidade superior (8 kg), de modo a aproveitar a capacidade total da máquina. Depois deixámos secar outra amostra de roupa, mas só 1,1 kg, ao ar.

Na máquina de secar, a roupa ficou seca em cerca de duas horas, ou seja, menos nove horas do que a secagem ao ar e menos seis horas do que com o desumidificador. A máquina de secar é bastante mais rápida, seca muito mais quantidade e é muito mais económica.

Desumidificador gasta mais do que a máquina de secar

Método de secagem de roupa
Tempo total para secar roupa 
(horas)  
 Consumo em   
kWh
 Carga  (kg)  
Custo para secar 
 uma carga de roupa (€) 
Máquina de secar roupa 2,11 1,77 8 0,41
Desumidificador 8 1,84 1,1 1,57
Estender a roupa (dentro de casa)  11 0 1,1 0

Os custos considerados para as máquinas de secar têm em consideração uma carga de 8 kg, cerca de 8 vezes maior do que a testada nos desumidificadores. Nas máquinas, o custo para secar 1,1 kg de roupa é inferior a 6 cêntimos. 

A melhor solução para secar roupa é mesmo recorrendo ao velho estendal, mas, mesmo em caso de chuva, estender a roupa em casa ao ar, numa das divisões, é a opção mais económica, apesar de mais demorada. Há que ter atenção na escolha do espaço: tem de apostar num espaço ventilado, com boa circulação de ar, para não haver acumulação de humidade, bolores e bactérias.

Quanto aos desumidificadores, mesmo aqueles que possuem a função de secagem de roupa, são ineficazes e dispendiosos. Podem funcionar em situações muito específicas e ajudar a secar alguma roupa, mas não grandes quantidades de cada vez. O gasto de energia associado é também bastante elevado. Até o modelo classificado como Melhor do Teste necessita de 7,3 horas para secar 1,1 kg de roupa.  

Se quiser mesmo comprar um equipamento para secar a roupa, a máquina de secar roupa é a melhor alternativa. A principal função dos desumidificadores é a retirada de água do ar, tarefa em que são bastante eficazes, e não a secagem de roupa. 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.