Notícias

Monsieur Cuisine Smart: novo robô de cozinha do Lidl é Escolha Acertada

Os nossos testes a robôs de cozinha revelam dois equipamentos com o dístico de Escolha Acertada. Um destes é o novo Monsieur Cuisine Smart, da Silvercrest, que está disponível na cadeia de supermercados Lidl. Conheça os pontos fortes e fracos.

30 novembro 2022
Monsieur Cuisine Smart

Sonha com um equipamento que o ajude a confecionar as refeições em casa? Ou a falta de tempo para cozinhar urge um método mais prático? A verdade é que os robôs de cozinha podem ser muito úteis para quem o tempo ou os dotes culinários são escassos. 

Mas não se entusiasme demasiado. Para vários tipos de confeção, continua a precisar do forno ou do grelhador. E, consoante o prato que tenciona preparar, não se livra de limpar a taça entre algumas etapas da receita.

A DECO PROTESTE atualizou o comparador de robôs de cozinha, onde pode encontrar 17 aparelhos testados em laboratório. Neste momento, existem dois modelos com Escolha Acertada, um Mais em Conta e, claro, um Melhor do Teste.

VER OS RESULTADOS DOS ROBÔS DE COZINHA

Um dos aparelhos com o dístico de Escolha Acertada tem uma qualidade global de 68% e está disponível apenas na cadeia de supermercados Lidl: o Monsieur Cuisine Smart, da marca Silvercrest. Os robôs de cozinha têm a desvantagem generalizada de serem exigentes para as carteiras dos consumidores. Mas o Monsieur Cuisine Smart posiciona-se com um preço mais acessível — a partir de 499 euros — do que o modelo com a classificação de Melhor do Teste.

Este modelo da marca Silvercrest apenas está disponível por pouco tempo nas lojas Lidl, por estar limitado ao stock existente. Já o outro robô de cozinha com o título de Escolha Acertada — Moulinex HF9001 i-Companion — tem uma qualidade global de 64% e pode ser adquirido nas restantes superfícies comerciais, em qualquer momento, por um preço a partir de 449 euros.

Principais funções do Monsieur Cuisine Smart

As funcionalidades do robô de cozinha da Silvercrest são várias e para (quase) todos os gostos. O aparelho permite cozinhar (mesmo a vapor), bater, amassar, emulsionar, envolver, misturar, triturar e aquecer os alimentos. 

 
O equipamento disponibiliza alguns acessórios que o auxiliam na preparação dos diferentes pratos.
De acordo com as exigências da refeição que estiver a preparar, o dispositivo oferece dez modos de velocidade para o efeito desejado. Quanto à temperatura, esta pode variar entre 37ºC e 130ºC

Precisa de saber quanto tempo falta para o robô acabar de cozinhar? O Monsieur Cuisine Smart possui um temporizador. O aparelho pode cozinhar por, no máximo, uma hora e trinta e nove minutos.

Assim como nos outros equipamentos concorrentes, pode conectar-se a uma ligação wi-fi, que permite transferir atualizações do sistema ou novas receitas para surpreender o paladar.

Prós e contras do Monsieur Cuisine Smart

Pontos fortes

  • Muito bons resultados na preparação de papas para bebé e bons nos restantes tipos de cozedura.
  • Os nossos inquéritos realizados junto dos consumidores revelam que a marca Silvercrest é bastante fiável, o que também é provado pela nossa avaliação da qualidade de construção e da durabilidade do motor.
  • O manual de instruções fornece informações esclarecedoras sobre como utilizar o equipamento, com recurso a diagramas e a um tamanho de letra grande.
  • O painel de controlo está bem posicionado, com um ecrã tátil amplo e interativo. O ecrã exibe todas as funcionalidades, como o programa automático, as receitas, entre outras.
  • Os programas são intuitivos e as receitas são fáceis de seguir.
  • A tigela, a tampa, a bandeja de vapor e os respetivos acessórios são de fácil montagem e aptos a serem lavados na máquina.
  • É simples de inserir e retirar os alimentos na tigela do equipamento. A lâmina não pode ser retirada até que todos os ingredientes sejam removidos. 
  • Tem muita estabilidade e poucas vibrações.

Pontos fracos

  • Misturar e, sobretudo, bater os ingredientes são as funções que apresentam resultados menos satisfatórios.
  • É uma máquina ruidosa, sobretudo quando funciona na sua velocidade máxima, atingindo 85,3 decibéis.
  • É necessário algum esforço para desmontar a tampa.
  • A tampa é pouco transparente, o que reduz a visibilidade dos alimentos que estão a ser cozinhados.
  • Certas partes do equipamento (como o batedor e a tampa) são difíceis de limpar manualmente.
  • Apesar de possuir dois apoios laterais para transportar o aparelho, o seu peso elevado dificulta esta manobra.
  • O aparelho permite guardar o cabo, mas não incorpora armazenamento para os acessórios.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.