Notícias

Monsieur Cuisine Connect em confronto com a nossa Escolha Acertada

Em vez do mote “experimente e depois falamos” dos anúncios da cadeia Lidl ao robô Monsieur Cuisine Connect, sugerimos “informe-se bem e depois decida”. Os nossos testes revelam que existe um robô de melhor qualidade, mais barato e que vence o Monsieur Cuisine em quase todas as provas.

 

  • Dossiê técnico
  • Mónica Pinto e Sílvia Menezes
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Filipa Nunes
08 março 2021
  • Dossiê técnico
  • Mónica Pinto e Sílvia Menezes
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Filipa Nunes
prato de carne com arroz

iStock

Falta de disponibilidade (e de jeito) para cozinhar? Desde que surgiram os primeiros robôs de cozinha a preços quase proibitivos, têm surgido várias marcas mais em conta, com inúmeras funções e receitas fáceis de executar, que prometem não deixar ficar mal mesmo quem não tem dotes para a culinária. Contudo, os nossos testes revelam que nem todos os robôs estão à altura do desafio. O nosso conselho é resistir ao primeiro impulso, perante anúncios que soam a grandes oportunidades, mesmo que refiram que o stock é limitado.

O Monsieur Cuisine Connect, da Silvercrest, disponível por 359 euros nas lojas do Lidl, poderá, à partida, ser tentador: face aos líderes de mercado no mundo dos robôs de cozinha, permite poupar largas centenas euros. Mas não se precipite. Antes de tudo, este aparelho não é uma novidade: já fez parte de campanhas limitadas ao stock existente e volta a entrar no bazar semanal da cadeia alemã de supermercados. E o mais importante é que já o testámos em 2020 e conhecemos, de antemão, os resultados: o Monsieur Cuisine Connect não passou da mediania.

Please fill the source and the alt text 
O Monsieur Cuisine da Silvercrest, à venda por 359 euros, poderá ser tentador, mas existem robôs de cozinha mais baratos e com melhor desempenho.

Feitas as apresentações, passemos às boas notícias. Existe uma máquina de melhor qualidade e, cereja no topo do bolo, ainda mais barata: custa 299,95 euros no site da Ikohs, ou seja, quase menos 60 euros do que o robô da Silvercrest. Entre no nosso comparador e descubra a Escolha Acertada. No total, temos 19 robôs, com as funções, equipamentos e resultados completos nos testes, incluindo em várias provas de culinária.

Descubra a Escolha Acertada no comparador de robôs 

Robô Escolha Acertada mais barato e com melhor desempenho

Com a nossa exposição inicial, já percebeu que a nossa Escolha Acertada, além de ser de melhor qualidade do que o Monsieur Cuisine da Silvercrest, permite poupar quase 60 euros: custa 299,95 euros, em vez de 359 euros.

No que toca às funções e aos equipamentos, são robôs muito idênticos: permitem amassar, emulsionar, picar, bater e cozinhar, mas a Escolha Acertada inclui lâminas que permitem também ralar e laminar os alimentos.

Principais funções e equipamentos

O desempenho da nossa Escolha Acertada é globalmente melhor. Robusta, fácil de usar e montar, peca por ser algo ruidosa e não muito prática nas operações de limpeza. A taça tem de ser lavada à mão, ao contrário de outros equipamentos da concorrência, como o Monsieur Cuisine, cujos acessórios podem todos ser colocados na máquina de lavar. Mas, na prática, deverá acabar por usar, pontualmente, a esponja e o detergente ou os instrumentos de limpeza disponibilizados pelo fabricante, para desincrustar resíduos que se vão acumulando, por exemplo, entre as lâminas e o encaixe da taça.     

ROBÔS EM CONFRONTO ESCOLHA ACERTADA SILVERCREST MONSIEUR CUISINE CONNECT
CARACTERÍSTICAS
Potência anunciada (W) 1600  1200
Velocidades 1 a 12 1 a 10
Capacidade da taça (ml) 3 410 4 600
Capacidade da taça para cozinhar (ml) 2 300 3 100 
Ecrã tátil  sim  sim 
Ligação wi-fi para atualizar receitas  sim  sim 
Balança  sim  sim 
Cestos para cozedura a vapor  2
Intervalo de temperatura de funcionamento  37 a 120ºC  37 a 130ºC 
Livro de receitas não sim
FUNÇÕES
Amassar sim sim
Passar/triturar os alimentos sim sim
Picar sim sim 
Ralar sim não
Laminar sim não

Comparação de equipamentos  

Ambos os robôs permitem aquecer, cozer, saltear e cozinhar a vapor, graças aos cestos específicos fornecidos com os equipamentos. Não permitem assar, grelhar ou fritar. Para estes modos de confeção, deverá recorrer a outros aparelhos.

Para confecionar os seus pratos, poderá guiar-se pelos livros de receitas do fabricante ou seguir as instruções indicadas nos repetivos ecrãs a cores. A Escolha Acertada não traz livro de receitas, ao contrário do Monsieur Cuisine, mas inclui 100 receitas pré-instaladas no equipamento que poderá consultar no ecrã do equipamento. Graças à ligação wi-fi, é possível atualizar o cardápio. O Monsieur Cuisine também permite descarregar mais receitas a partir da respetiva aplicação.

Please fill the source and the alt text 
Na escolha de um robô, avalie a capacidade da taça para cozinhar e veja se os acessórios se adequam às suas necessidades. 

A tampa transparente da Escolha Acertada é prática, pois permite vigiar o processo de confeção e cozedura do início ao fim.

Montar e encaixar os acessórios é muito fácil com a Escolha Acertada; já o Monsieur Cuisine não passou da mediania nestas provas. Este último também obteve mau desempenho na hora de retirar os alimentos de dentro da taça, operação considerada muito fácil com o concorrente direto.

Contudo, o Monsieur Cuisine é mais intuitivo, com boas instruções e um painel de controlo muito fácil de usar. Além disso, a maior capacidade da taça do Monsieur Cuisine permite preparar refeições mais copiosas, o que poderá ser útil para famílias mais numerosas ou caso pretenda que sobre alguma comida para o dia seguinte. 

Que robô vence nas provas culinárias?

Ambos são excelentes na preparação de sopas e bons a emulsionar e preparar maionese, por exemplo. Também são bastante razoáveis a bater claras em castelo e natas. Além disso, tanto a Escolha Acertada como o Monsieur Cuisine preparam bons smoothies, deixando-os cremosos e homogéneos.

Mas na confeção de pratos como estrogonofe, a Escolha Acertada passa à frente: vence a batalha, com um resultado muito razoável.

Please fill the source and the alt text 
Estrogonofe de vaca preparado no robô Monsieur Cuisine (em cima) e com a Escolha Acertada (em baixo).

A Escolha Acertada também marca pontos na preparação de massas para bolos ou panquecas: obtém um excelente resultado para bolos e bom nas panquecas, quando o Monsieur Cuisine tem um mau desempenho em ambas as provas.

Já o arroz doce ou as farófias ficam melhores quando preparados pelo Monsieur Cuisine. Este robô também se revelou melhor a picar nozes e cebolas e, ainda, a triturar papas para bebé e sopas para toda a família.

A Escolha Acertada permite ralar, por exemplo, queijo e cenouras, ou laminar legumes. Nestas provas, o Monsieur Cuisine teve mesmo de ficar de braços cruzados a observar, pois não possui os acessórios para o efeito.

Se continua indeciso, consulte os resultados da Escolha Acertada e de todos os concorrentes, incluindo dos mais famosos, no nosso comparador. Encontrará mais dicas para o guiar na escolha do robô que melhor se adequa às suas necessidades, no nosso guia de compras

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.