Guia de compras

Varinhas mágicas: guia de compras

01 abril 2019
Como comprar varinhas mágicas

01 abril 2019
Escolha o tipo de varinha segundo as suas necessidades. Se já tem uma picadora ou uma batedeira, uma varinha simples será a melhor opção.

As varinhas mágicas fazem muito mais do que reduzir uma sopa a puré. Estas têm o condão de se multiplicarem noutras funções, dependendo dos acessórios: além de picarem e ralarem, confecionam maionese, chantili, claras em castelo, smoothies ou até massa de crepes. Para tal, basta mudar ou acoplar as lâminas ou os acessórios para picar ou bater. 

Escolha o tipo de varinha segundo as suas necessidades. Se já tem uma picadora ou uma batedeira, uma varinha simples será a melhor opção. Caso precise de um equipamento mais completo, compre uma varinha com acessórios, como picadora, ralador e batedeira.

Na loja, analise os produtos: teste a pega e verifique as dimensões e peso do equipamento. Confirme se os botões são fáceis de pressionar e se a máquina é fácil de manusear. Verifique também a gama de velocidades e se a função turbo está disponível.

Não menospreze o comprimento do cabo elétrico. É muito importante ter um bom comprimento para facilitar as manobras na cozinha. Nalguns aparelhos, o comprimento do cabo elétrico, de 80 a 90 cm, pode limitar a ação.

O tipo de lâminas pode fazer a diferença: alguns equipamentos trazem lâminas mais pequenas e sem curvatura, o que pode afetar o resultado final nalgumas tarefas.

A limpeza é, regra geral, uma empreitada fácil. Uma grande parte permite a lavagem de todas as peças na máquina da loiça, exceto a zona do motor. O “pé” em metal evita a coloração do copo liquidificador: no nosso teste, alguns copos de plástico ficaram laranja, depois de algumas sopas e refeições para bebé. Um “vedante” de silicone na extremidade do “pé” da varinha pode evitar a acumulação de restos de alimentos.

No interior do equipamento, quando as junções misturam plástico e metal, a varinha é menos duradoura, pois o plástico deteriora-se mais rapidamente em contacto com o metal. Um equipamento com uma junção de plástico com plástico será mais resistente.

Nalguns modelos, é desaconselhado o funcionamento por mais de 30 segundos sem interrupções ou 1 minuto. Antes de comprar, veja no manual qual a restrição do tempo de funcionamento em contínuo. Opte por modelos com maior autonomia e não utilize a varinha continuadamente durante períodos superiores ao aconselhado, pois o motor pode falhar.

Alguns modelos não sobrevivem aos nossos testes de durabilidade, que incluem 70 ciclos de 1 minuto. Depois de cada ciclo, os aparelhos são desmontados, inspecionados e novamente montados.

Verifique os preços em várias lojas antes de comprar a varinha. A poupança pode atingir valores significativos.