Bimby TM7: o que revela o primeiro teste?
Mais silenciosa, ecrã tátil melhorado, função “sem tampa”, copo com isolamento térmico e maior facilidade na remoção e limpeza da lâmina. De resto, a nova Bimby TM7 é semelhante à versão anterior.
A nova Bimby TM7, à venda por 1549 euros, já chegou às cozinhas portuguesas, depois de ter estado em pré-venda desde fevereiro deste ano. A empresa alemã Vorwerk, criadora deste robô de cozinha, lançou a sucessora da Bimby TM6, seis anos depois, com a promessa de uma experiência ainda mais intuitiva e versátil, com funcionalidades mais inteligentes e um ecrã de 10 polegadas. Além de um design renovado e um motor mais silencioso.
Mas o que dizem os testes da DECO PROteste em laboratório? Fique a par das primeiras impressões. A DECO PROteste concluirá os testes de durabilidade e de aquecimento em setembro próximo, altura em que atualizará esta notícia.
Bimby TM7: mais elegante, mas com copo mais pesado
A olho nu, confirma-se desde logo o design totalmente renovado, agora em preto, e o acabamento mais elegante e o ecrã tátil, com mais três polegadas do que o modelo anterior. O copo de aço inoxidável também traz novidades: encontra-se agora protegido por um recipiente de plástico, para evitar queimaduras durante o aquecimento. O ponto contra é que o copo acaba por ser significativamente mais pesado, o que o torna menos prático para transportar.
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Pelo contrário, o novo sistema de remoção da lâmina é mais eficaz. Através de um mecanismo muito fácil de manusear, que se encontra na base do copo, a montagem, desmontagem e limpeza da lâmina torna-se mais simples, permitindo separar as duas partes do copo, a interna e a externa. Todas as peças podem ser lavadas na máquina da loiça.
Já a capacidade do copo mantém-se nos 2,2 litros, relativamente pequena para uma família de quatro ou cinco pessoas.
O aparelho não funciona se a tampa não estiver colocada, exceto quando se usa a função “sem tampa” (open cooking), em que não há rotação da lâmina. Também o orifício central da tampa foi substituído por pequenas aberturas laterais, que já não possibilitam a introdução de ingredientes, característica dos modelos precedentes.
Bimby TM7 cozinha tão bem quanto a TM6?
A nova versão da Bimby não inclui livro de receitas. O número de receitas é limitado – cerca de 500 – e pode variar de país para país. Mas, ao subscrever-se a aplicação Cookidoo (60 euros por ano), fica-se com mais de dez mil receitas. Esta aplicação permite criar perfis individuais e novas receitas, além de se poderem guardar as favoritas. Também é possível planear as refeições semanais e fazer compras online, com base na lista de ingredientes.
A ronda de testes a receitas incluiu sopa e comida para bebé, minestrone (caldo de carne e legumes), bife strogonoff, arroz-doce, creme de pasteleiro, claras em castelo, chantilly, farófias e massa para bolo. Avaliou-se igualmente a cozedura a vapor.
O rendimento da TM7 é semelhante ao da TM6. Bate melhor as claras em castelo, mas no chantilly esteve menos bem. A massa para bolo ainda não estava pronta após 45 segundos, mas aos 60 segundos ficou muito suave. O bolo ficou com uma textura muito leve e fofa, embora com bolhas de ar em todo o seu interior.
Nova Bimby cozinha sem tampa e mais silenciosa
Os restantes testes mostraram resultados idênticos à Bimby anterior, com um bom desempenho global. A Vorwek prometeu um aparelho mais silencioso, e cumpriu. A nova Bimby mostrou realmente ser ligeiramente menos ruidosa do que a antecessora.
Algumas novas funcionalidades são interessantes, mas só funcionam com acessórios extra, que não vêm com a TM7, como os discos de fatiar e ralar, o descascador e o espiralizador. Uma novidade é a cozedura sem tampa (ou open cooking), que não existia nas versões anteriores. Isto permite, por exemplo, aquecer um molho sem tampa e trabalhar com ingredientes mais delicados. Mas como, neste modo, a lâmina permanece fixa, é necessário mexer manualmente, o que acaba por não ser muito prático, dada a altura elevada do copo.
Quanto à conveniência, apresenta algumas diferenças face à TM6, sobretudo no manual de instruções, na montagem e desmontagem, programação e enchimento e vazamento do copo. Ainda assim, o desempenho é considerado bom.
