Notícias

Aparelhos de ar condicionado: instalação só por empresas certificadas

23 setembro 2015
Aparelhos de ar condicionado só podem ser instalados por empresas certificadas.

23 setembro 2015

Apenas empresas certificadas (empresas e não técnicos, é importante distinguir) podem instalar, efectuar manutenção ou prestar assistência técnica a equipamentos que possuem gases fluorados, como os aparelhos de ar condicionado. 

Para evitar a libertação intencional ou acidental para a atmosfera destes gases com efeito de estufa (GEE) e garantir o seu correcto manuseamento, o regulamento (UE) nº 517/2014 estabelece regras específicas sobre o confinamento, utilização, recuperação e destruição de gases fluorados. E impõe ainda condições à colocação no mercado de produtos e equipamentos específicos que contenham, ou cujo funcionamento dependa de, gases fluorados com efeito de estufa.

Conheça melhor a legislação aplicável e os produtos abrangidos na página da Agência Portuguesa do Ambiente.

Antes de comprar, consulte a lista de empresas certificadas
Nem todas as empresas instaladoras de ar condicionado no nosso mercado estão certificadas, seja por ainda não terem sentido necessidade de o fazerem, seja por motivos burocráticos de demora na atribuição de certificados ou devido a listas de espera nos centros de formação. As empresas sem certificação estão impedidas de adquirir e manusear gases fluorados, presentes nos aparelhos de ar condicionado.

A nossa recomendação é que antes de adquirir um ar condicionado, num instalador, numa loja ou grande superfície, informe-se sobre quem vai fazer a instalação e garanta que a empresa é certificada. Pode consultar uma listagem das empresas certificadas na página do CERTIF.

Na compra, verifique se a instalação está incluída, para receber uma fatura única de venda e instalação. A loja pode faturar a instalação mesmo não sendo certificada para o fazer, desde que contrate uma empresa que o seja. Em caso de avaria, terá apenas um interlocutor e não sofrerá um “jogo do empurra” entre quem vendeu e quem instalou. Antes de escolher um aparelho de ar condicionado, consulte o nosso teste comparativo e o guia de compras.

Se já possui ar condicionado e necessita de manutenção ou assistência técnica, contacte também uma empresa certificada. Se pretende retirá-lo, não se limite a cortar os tubos e a remover as máquinas. O gás no seu interior deve ser recolhido e reencaminhado para reciclagem ou destruição por uma empresa certificada para o efeito.


Imprimir Enviar por e-mail