Dicas

Ar condicionado: que equipamento instalar?

09 fevereiro 2015
Descodificamos os termos técnicos para o ajudar a escolher melhor um aparelho de ar condicionado.

09 fevereiro 2015

Que tipo de máquina comprar e com que potência são algumas das decisões a tomar. Descodificamos os termos técnicos.

Início

Antes de avançar para compra, verifique no nosso simulador se este é tipo de aquecimento que mais lhe convém. A ferramenta tem em conta os custos de aquisição, de instalação e de manutenção e ainda o consumo de energia. 

Uma coisa é certa: o ar condicionado é o único sistema que permite conforto todo o ano e serve ainda para desumidificar ou ventilar uma divisão. É também a forma mais rápida e eficiente de aquecer um espaço. Mas a instalação deve ser feita apenas por empresas certificadas. 

Portátil, split ou multi-split?
O mercado tem muitas opções e, para quem não domina o assunto, os termos técnicos são confusos. Descodificamos os tipos de ar condicionado.

Se não tem pré-instalação de ar condicionado, pode considerar um equipamento portátil, mas este consome muita energia. O ar condicionado portátil split tem uma unidade interior e uma exterior, interligadas pela tubagem. É pouco eficiente, porque obriga a ter uma janela entreaberta para a passagem da tubagem, reduzindo o efeito da climatização. Não precisa de ser instalado por um profissional. 

O portátil monobloco consiste numa unidade interior, muito ruidosa e pesada. A eficiência é normalmente baixa e, muitas vezes, apenas dá para refrescar. Os que aquecem tendem a ser por resistência eléctrica. Obrigam a ter um tubo de exaustão do calor para o exterior e, mesmo nos casos em que incluem um acessório para atravessamento da janela, este não é eficaz e perde-se parte do efeito da climatização. Tem a vantagem de ser portátil e poder refrescar/aquecer várias divisões à vez.

Se conta com pré-instalação de ar condicionado ou está disposto a fazer obras para isso, tem duas opções: o split e o multi-split.

O split conta com uma unidade instalada no exterior da habitação, ligada a uma unidade interior que pode ser de vários tipos: murais, cassetes, condutas e chão-teto. Estas unidades estão fixas e têm de ser instaladas por um profissional. Permitem muito bons rendimentos e são silenciosas. 

O multi-split tem uma unidade instalada no exterior e até 5 unidades interiores (pode variar com a marca). Também tem de ser instalado por um profissional e é semelhante ao ar condicionado de tipo split. Na maioria dos casos, não tem de instalar logo todas as unidades interiores.

Portátil, split ou muti-split, prefira modelos com a tecnologia inverter. Esta consegue variar a velocidade de rotação do compressor, adequando a sua potência às reais necessidades. Ou seja, evita paragens e arranques frequentes, consome menos energia e garante menos variações de temperatura.