Notícias

Bitcoin: conheça os riscos de investir numa moeda virtual

13 janeiro 2014
Bitcoin

13 janeiro 2014

A bitcoin é a moeda virtual mais conhecida atualmente, mas existem dezenas semelhantes. Não recomendamos.

Moeda virtual é uma modalidade de dinheiro digital, em que a emissão não é feita por um banco central. Logo, não usufruiu da garantia de um país (ou conjunto de países) que respondem pela moeda, nem é regulada.

A moeda virtual mais conhecida atualmente é a bitcoin. Para além desta existem dezenas: litecoin, ecash, microcash, novacoin, rucoin, worldcoin, zeuscoin são alguns exemplos.

Existem vários riscos que os utilizadores incorrem, sendo o principal a não regulação da moeda, nem das plataformas de negociação. Existem casos em que as plataformas faliram ou foram encerradas compulsivamente (por suspeita de transações associadas a atividades criminosas, como o branqueamento de capitais) e, na ausência de um mecanismo de proteção aos investidores, os proprietários perderam a totalidade do investimento feito junto dessas plataformas.

A elevada volatilidade das cotações é outro fator de risco. A cotação da bitcoin em 2013 espelha este risco. A moeda chegou a valorizar mais de 9000%! Quando passar de moda, a cotação poderá cair a pique, fazendo com que os investidores tenham elevadas perdas.

A PROTESTE INVESTE não recomenda o investimento. Consulte a análise completa no portal financeiro.