Dicas

5 dicas para anunciar a venda de um imóvel na internet

A internet pode ser uma boa aliada na venda de uma casa, e criar um bom anúncio é o primeiro passo para que esta se destaque das demais. Siga as dicas para anunciar a venda de uma casa online.

06 março 2024
Mulher na internet a criar anúncio para vender casa

iStock

Atualmente, são inúmeras as plataformas online que facilitam o processo de compra e venda de uma casa. A maior desvantagem é que na internet há muita oferta e os imóveis concorrem lado a lado com outros semelhantes. Por isso, para destacar a sua casa de toda a oferta imobiliária disponível online, é essencial criar um bom anúncio. Saiba como, com estas dicas.

1. Defina um preço que corresponda à realidade

O primeiro passo é perceber quanto vale o imóvel. Este valor deve ir ao encontro do que deseja, mas, acima de tudo, deve ser realista. O valor final depende de fatores como o tamanho, o estado, a tipologia e a localização. Procure um profissional que o ajude a avaliar o imóvel.

2. Coloque a informação essencial 

Ao criar um anúncio para a venda de uma casa, o mais importante é a informação que disponibiliza. As principais dúvidas devem ficar respondidas de forma imediata. Além disso, deve fazer uma descrição esclarecedora, com um título apelativo que leve um potencial comprador a clicar no seu anúncio. Evite usar expressões pouco claras ou linguagem que apenas os profissionais do setor imobiliário usam.

Deve, ainda, dar informações que, embora não estejam diretamente relacionadas com a casa, sejam importantes para a tomada de decisão de um potencial comprador, nomedamente a resposta a dúvidas como qual o valor o IMI, quanto paga de condomínio, se fez obras recentemente, que serviços e lojas existem nas proximidades ou se a zona é segura.

Lembre-se também que hoje em dia existem várias plataformas de compra e venda de imóveis, como a DECO PROteste Casa. Coloque o seu anúncio no maior número de plataformas possível para chegar a mais pessoas. 

3. Tire fotografias a todas as divisões ou faça um vídeo

Ainda antes de fotografar a sua casa, prepare-a. Arrume e organize o espaço de forma a mostrar todas as potencialidades das divisões. Destralhe se necessário. Abra as janelas e deixe a luz entrar. Se, ainda assim, a luz não for suficiente, use candeeiros para iluminar os espaços. Espaços bem iluminados ficam melhor nas fotografias.

Pode também optar por fazer um vídeo do espaço, percorrendo todas as divisões. Os vídeos ajudam a ter uma ideia mais realista do espaço e não precisa de ter material profissional. A maioria dos smartphones já permitem fazer vídeos com boa qualidade.

4. Use as redes sociais para divulgar o anúncio

Criado o anúncio, use as redes sociais para chegar ao maior número de pessoas possível. Atualmente, esta é a melhor forma de chegar a mais pessoas sem gastar um cêntimo. Plataformas como o Facebook, por exemplo, têm grupos específicos para a compra e venda de casas. Crie um perfil apenas para esse fim e partilhe o anúncio com família e amigos para que o ajudem na divulgação.

Contudo, lembre-se que, depois de colocar o seu anúncio na internet, tem de estar disponível para responder, de forma célere, a todos os contactos que receba com questões sobre o imóvel. Não responder a todas as dúvidas com celeridade pode levar um potencial comprador a perder o interesse na casa que está a anunciar.

5. Peça ajuda a um profissional

Se acha que não está disposto a fazer tudo isto, recorra a um profissional. Regra geral, os agentes imobiliários cobram comissões que rondam os 5%, mas pode valer a pena contar com a ajuda especializada. As agências imobiliárias têm uma rede de contactos de potenciais compradores e podem agilizar a venda. Além disso, têm experiência a negociar e podem ajudar a obter o melhor preço possível pela sua casa.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar