Comprar casa sem defeitos: o que verificar
Se vai comprar casa e encontrou uma que lhe agrada, visite-a demoradamente, se possível com alguém que perceba de construção. Objetivo: detetar os defeitos a tempo de desistir do negócio ou, se valer a pena, renegociar o preço. Saiba quais os pontos a verificar antes de avançar para a compra.

As casas usadas requerem especial atenção, sobretudo se tiverem intervenções recentes que possam encobrir problemas estruturais de difícil resolução e que, mais tarde ou mais cedo, irão novamente manifestar-se. Por exemplo, as paredes pintadas de fresco podem ocultar infiltrações.
Em prédios antigos, fique especialmente atento a manchas de humidade nas paredes. Estas podem indiciar o mau estado da canalização de água.
Contacte a administração do condomínio e consulte as atas das assembleias para ficar a par das intervenções mais recentes nas partes comuns e das que estão planeadas para o futuro, bem como dos montantes em causa. Intervenções ao nível da cobertura, fachada e coluna de água costumam ser bastante dispendiosas.
Uma casa nova tem a vantagem de estar coberta pela garantia de cinco anos ou, se os defeitos forem relativos a elementos construtivos estruturais, de dez anos. Isto significa que os problemas identificados enquanto durar a garantia terão de ser resolvidos pelo construtor. Se a casa for vendida nesse período, o novo proprietário beneficia da garantia pelo prazo ainda não decorrido desde a primeira aquisição.
Nova ou usada, a casa tem um certificado energético. Consulte-o para saber mais sobre os materiais utilizados e outros aspetos construtivos com impacto no investimento necessário para melhorar o conforto e reduzir o consumo de energia. É o caso, por exemplo, das janelas. Esta informação também pode ser útil durante o processo de negociação para a compra e venda do imóvel.
Se precisa de ajuda para definir um plano de renovação da sua casa, consulte o balcão único digital “Renovar Casa”, concebido com a colaboração da DECO PROteste. Este assistente dá acesso a informação sobre medidas de melhoria e dicas de poupança, lei e financiamento para a renovação.
![]() ![]() |
O projeto Horis é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101120497. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas. |
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |