Garantia: o consumidor tem de pagar a reparação ?
Se o seu aparelhoavariou e tem de ir para reparação, substituição ou devolução não podem ser cobrados quaisquer valores relativos a despesas de transporte, mão-de-obra, material ou outras.
Tal deve ser efetuado gratuitamente, dentro de um prazo razoável, a contar da data em que o consumidor informou sobre o defeito. O mesmo se aplica se o bem tiver de ser devolvido para nova reparação.
O prazo de reparação ou substituição não deve ultrapassar 30 dias, exceto em situações de grande complexidade. Se este prazo não for respeitado, o consumidor pode exigir a redução do preço ou a resolução do contrato.
Se o artigo for reparado, passa a gozar de um prazo de garantia adicional de seis meses por cada reparação até ao limite de quatro.
Sabia disto? Se tem problemas relacionadas com a garantia, partilhe aqui que os nossos especialistas vão ajudar.
A EQUIPA DECO PROteste, Saber é Poder
Bom dia. Precisava de uma ajuda. Adquiri uma maquina de café há cerca de 8 meses, com real uso a partir de agosto de 2024, altura em que mudamos de casa. Começou por tirar pouco café (tenho que carregar 3x até sair uma quantidade de café normal) e mais recente o manipulo desaperta durante este processo. Fiz o despiste de erros com a propria marca. Um deles a reposição dos valores de fabrica, que não funcionou., e também a regulação da quantidade de café, que também não deixa parametrizar. Por email a marca sugere entregar o equipamento para assistente tecnica de modo a ser avaliado e reparado. No entanto, o que me diz a loja onde a adquiri, é que fico sem a maquina até 30 dias. Só tenho uma questão, comprei a maquina, cerca de 200€, e agora sou obrigada a estar 30 dias (no minimo) sem a mesma? Não posso exigir um novo equipamento? Escrevi no livro de reclamações, pois não percebo que garantias são estas. Se fosse um frigorifico como era?? Obrigada desde já.
Comprei em 2022 um computador integrado com monitor. Começou por aparecer uma secção em faixa do monitor a negro que foi ficando maior até totalmente preto. Devolvi para reparação e voltou a acontecer. Voltei a devolver e depois de "reparado" voltou a acontecer outra vez. Agora dizem-me que o aparelho tinha sinais de mau uso e sujidade e se quero eles reparam por cerca de 400 euros. Eu não só mantive e sempre devolvi o aparelho em boas condições como até reorganizei a casa para o poder ter no melhor sitio em condições de exposição a temperatura e humidade. Fui prencher o livro de reclamações e agora tenho o computador avariado à espera que o recolha na loja. O que é que eu devo fazer?