Garantia: o consumidor tem de pagar a reparação ?

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Se o seu aparelhoavariou e tem de ir para reparação, substituição ou devolução não podem ser cobrados quaisquer valores relativos a despesas de transporte, mão-de-obra, material ou outras.

Tal deve ser efetuado gratuitamente, dentro de um prazo razoável, a contar da data em que o consumidor informou sobre o defeito. O mesmo se aplica se o bem tiver de ser devolvido para nova reparação.

O prazo de reparação ou substituição não deve ultrapassar 30 dias, exceto em situações de grande complexidade. Se este prazo não for respeitado, o consumidor pode exigir a redução do preço ou a resolução do contrato.

Se o artigo for reparado, passa a gozar de um prazo de garantia adicional de seis meses por cada reparação até ao limite de quatro.

Sabia disto? Se tem problemas relacionadas com a garantia, partilhe aqui que os nossos especialistas vão ajudar.

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2 Comentários

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03/12/2024

Bom dia. Precisava de uma ajuda. Adquiri uma maquina de café há cerca de 8 meses, com real uso a partir de agosto de 2024, altura em que mudamos de casa. Começou por tirar pouco café (tenho que carregar 3x até sair uma quantidade de café normal) e mais recente o manipulo desaperta durante este processo. Fiz o despiste de erros com a propria marca. Um deles a reposição dos valores de fabrica, que não funcionou., e também a regulação da quantidade de café, que também não deixa parametrizar. Por email a marca sugere entregar o equipamento para assistente tecnica de modo a ser avaliado e reparado. No entanto, o que me diz a loja onde a adquiri, é que fico sem a maquina até 30 dias. Só tenho uma questão, comprei a maquina, cerca de 200€, e agora sou obrigada a estar 30 dias (no minimo) sem a mesma? Não posso exigir um novo equipamento? Escrevi no livro de reclamações, pois não percebo que garantias são estas. Se fosse um frigorifico como era?? Obrigada desde já.

07/10/2024

Comprei em 2022 um computador integrado com monitor. Começou por aparecer uma secção em faixa do monitor a negro que foi ficando maior até totalmente preto. Devolvi para reparação e voltou a acontecer. Voltei a devolver e depois de "reparado" voltou a acontecer outra vez. Agora dizem-me que o aparelho tinha sinais de mau uso e sujidade e se quero eles reparam por cerca de 400 euros. Eu não só mantive e sempre devolvi o aparelho em boas condições como até reorganizei a casa para o poder ter no melhor sitio em condições de exposição a temperatura e humidade. Fui prencher o livro de reclamações e agora tenho o computador avariado à espera que o recolha na loja. O que é que eu devo fazer?

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