última atualização: 23/12/2022

Salamandra a Pellets: 5 dicas de manutenção

SALAMANDRA A PELLETS

São uma boa opção para combater o frio, além de serem fáceis de usar e de terem uma pegada ecológica reduzida. 

Contudo, um dos problemas mais comuns que os seus utilizadores se deparam é o facto do vidro do aparelho escurecer após algumas utilizações. As causas podem ser muitas, mas o problema pode ser resolvido com alguma manutenção.

5 dicas para uma boa manutenção do vidro

1. Verifique se as zonas por onde passa o ar não estão obstruídas. Em regra, o vidro permanece limpo graças a uma corrente de ar que flui ao longo do mesmo. Se o vidro escurecer, o mais provável é que as zonas por onde passa o ar estejam a ser bloqueadas por cinzas. Verifique as recomendações do fabricante e, se o problema persistir, o melhor é contactar um técnico especializado. A entrada de ar é essencial para o bom desempenho da salamandra. A resolução do problema permite que as despesas e os níveis de poluição sejam menores.

2. Mantenha a salamandra bem limpa. Para evitar a acumulação de cinzas ou de sujidade, bem como para contornar possíveis entupimentos que levem a uma fraca oxigenação e, consequentemente, ao escurecimento do vidro, limpe cuidadosamente a salamandra. Uma salamandra limpa apresenta um melhor desempenho e diminui o risco de avarias.

3. Certifique-se de que os vedantes da porta estão intactos. Se estiverem danificados, a salamandra pode ter de recorrer à corrente de ar que passa junto ao vidro, em vez de o fazer a partir da conduta de ar. Neste caso, a combustão não se realiza corretamente, o que faz com que o vidro escureça.

4. Utilize pellets de boa qualidade. Se adquirir pellets de baixa qualidade ou húmidos, estes queimam mais rapidamente e produzem mais cinzas. Opte por pellets de melhor qualidade e verifique se o problema se mantém.

5. Verifique e adeque os parâmetros da salamandra. Podem não estar corretos. Deve conferir se não definiu parâmetros muito exigentes. O vidro preto também pode derivar da utilização da salamandra sempre em potência 1 ou em modulação. Consulte o manual de instruções para garantir o melhor funcionamento do seu aparelho.

Como limpar o vidro da salamandra a pellets

Após desligar a salamandra e certificar-se de que o vidro não está quente, pode recorrer a uma solução caseira bastante eficaz para o limpar, recorrendo às cinzas. Para tal, deve humedecer uma folha de jornal ou outro pedaço de papel e depois passá-lo pelas cinzas. Pode utilizar este papel coberto de cinzas para limpar o vidro: ao esfregá-lo pelo vidro, permite que a sujidade se solte e dissolva mais facilmente. 

Repita o processo as vezes que considerar necessárias. Depois, basta passar uma esponja ou um pano, ambos húmidos, para limpar os resíduos. Para finalizar, poderá secar o vidro com outro pedaço de papel.

Existem também produtos de limpeza específicos e apropriados para este tipo de soluções. Ao utilizá-los, tenha em consideração as recomendações e indicações dos fabricantes.

Tem mais alguma dica que costuma usar e que funcione bem? Partilhe-a com a comunidade. 

A EQUIPA DECO PROTESTE. 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Eletrodomésticos e tecnologia da comunidade Testes DECO PROTESTE

Comentários

Seja o primeiro a comentar