última atualização: 22/11/2022

QUAL O MELHOR ASPIRADOR PARA LIMPAR PELOS DOS ANIMAIS ?

Tem patudos em casa ? 

Se sim, sabe que eliminar os pelos da casa pode parecer uma missão impossível. Mas com a ajuda de um bom aspirador pode vencer o desafio. 

O essencial é encontrar um modelo que tenha um ótimo desempenho na aspiração de pelos. Regra geral, os que se mostram mais eficazes são concebidos especificamente para atender às necessidades de quem convive com cães e gatos ou qualquer outro animal peludo.

Como escolher um bom aspirador para pelos?

Deve ter em conta os seguintes aspectos:

  • Formato da escova, o ideal são os modelos que penetram profundamente nas fibras dos tapetes, fazendo os pelos movimentarem-se para depois os sugar;
  •  Função anti-emaranhado, se precisar de aspirar uma grande quantidade de cabelo ou de pelos;
  • Ruído, o melhor aspirador para animais de companhia deve ser também o mais silencioso possível, de forma a evitar que estes se assuste; 

Trenó, vertical ou robô para aspirar pelos de animais?

Depende das suas preferências. Há consumidores que querem um único aspirador para limpar a casa toda. Neste caso, os robôs são limitados: não são eficientes, por exemplo, a limpar cantos, onde os pelos têm tendência a acumular-se. Apenas recomendamos um robô como uma segunda opção, para manutenção entre as limpezas principais.

Quem prefere um tipo de aspirador mais prático, recorre aos modelos verticais sem fio, mas fica limitado pela autonomia da bateria. Por outro lado, os aspiradores com fio podem ser mais difíceis de manusear e de circular pela casa toda.

Quer prefira um aspirador trenó, um aspirador vertical sem fio ou um aspirador robô, a DECO PROTESTE tem um comparador para cada tipo, que pode ajudar a tomar a melhor decisão.

Com ou sem saco?

Para evitar ao máximo o contacto com as poeiras e os pelos, os modelos com saco podem ser os mais aconselháveis. O saco facilita a tarefa de limpeza: quando está cheio, pode simplesmente deitá-lo no lixo, sem espalhar partículas de pó pelo ar. Mas têm um inconveniente, que é o custo extra com a compra dos sacos. Nos modelos com depósito, não tem este custo, mas é mais provável que entre em contacto com as poeiras ao esvaziá-lo.

Isto é particularmente importante se sofre de alergias. Convém ainda escolher um aspirador com as características ideais, com cinco estrelas no nosso teste de emissão de poeiras (no qual analisamos o número de micro partículas que regressam ao ar através de más junções das diferentes partes do aparelho ou de filtros de má qualidade).

 

Dicas para limpar pelos de animais 

Mesmo usando um dos melhores aspiradores para pelos de animais, manter a casa sem pelos pode parecer uma batalha interminável. 

Para ajudar, partilhamos estas dicas de limpeza: 

Tenha um cobertor para o seu animal se deitar

Ter um cobertor onde o seu animal de companhia possa dormir ajuda a reduzir bastante a quantidade de pelos que se aloja, por exemplo, debaixo do sofá. Quando for necessário limpar o cobertor, pode simplesmente colocá-lo na máquina de lavar roupa. No entanto, é aconselhável que o sacuda no exterior, ou o escove, antes de o lavar, para evitar que o pelo entupa o filtro da máquina.

Aspire em diferentes direções

Durante a limpeza, passe várias vezes nos mesmos pontos e em direções diferentes. Tal ajuda a desalojar qualquer pelo de animal mais enraizado.

Use borracha

A borracha é uma boa aliada para limpar os pelos que tendem a ficar “colados” a este material. Por isso, luvas de látex, escovas de borracha ou outros produtos podem ser ótimos para levantar os pelos que o aspirador tem dificuldade em aspirar.

Polvilhe os odores

Se os seus animais de companhia estão a deixar maus odores nos tapetes, polvilhe-os ligeiramente com bicarbonato de sódio 10 minutos antes de aspirar. Isso ajudará a neutralizar o cheiro.

Aspire menos tempo e mais vezes

Se o seu companheiro de quatro patas perde muito pelo, é melhor fazer uma aspiração mais rápida a cada dois ou três dias, do que limpezas menos regulares e mais profundas. Isto permite que elimine os pelos antes de ficarem profundamente alojados nos tapetes.

Escove e dê banho ao animal

Escovar e dar banho regularmente é a melhor forma de remover os pelos soltos do seu animal de companhia e descartá-los antes que se espalhem por toda a casa. Mas deve sempre consultar o veterinário acerca da frequência com que pode lavar o animal. Alguns cães perdem tanto pelo que devem ser escovados diariamente.

Mantenha o aspirador limpo

É uma boa prática manter as escovas e os filtros do aspirador limpos. Se não fizer essa manutenção durante muito tempo, o cotão e os pelos podem entupir o aspirador e reduzir a potência de sucção.

 

Se tem patudos em casa e tem outras dicas que podem ajudar, partilhe-as com a comunidade. 

 

A EQUIPA DECO PROTESTE 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Eletrodomésticos e tecnologia da comunidade Testes DECO PROTESTE

Comentários

Seja o primeiro a comentar