última atualização: 05/05/2022

Segurança na estrada: comportamentos de risco

Segurança na estrada: é urgente desacelerar

Investigámos os comportamentos de risco dos portugueses na estrada e pudemos concluir que os portugueses têm pé pesado e distraem-se com alguma facilidade.

Dos diferentes aspetos avaliados, a velocidade é o aspeto que os portugueses menos cumprem.

Cerca de 71% dos inquiridos revela exceder os limites de velocidade em diferentes situações. Em regra, mais de um terço ultrapassa os limites de velocidade definidos para cada tipo de estrada em mais de 20 quilómetros por hora.

Há comportamentos que pioraram

Comparativamente a um estudo realizado há seis anos, o número de inquiridos que admite cometer excessos para as condições de visibilidade ou do piso aumentou em mais de 30% e que ultrapassar os 110 quilómetros por hora num itinerário principal, que tem um limite de 90 quilómetros por hora aumentou mais 12%.

Um total de 34% dos inquiridos envia mensagens pelo telemóvel e 66% come ou bebe enquanto estão ao volante.

Face ao último estudo, constatámos que houve um aumento de 12% no número de inquirido que navega na internet enquanto conduz e de mais de 7% que admite não respeitar a distância de segurança.

Nas ultrapassagens pela direita e na condução muito próxima do automóvel da frente, para mostrar que o condutor deve acelerar ou sair da frente, registámos um aumento de 3% na quantidade de infratores. Contudo, diminuíram os que conduzem na faixa do meio ou da esquerda de uma autoestrada quando não há trânsito (menos 5%) e os que ficam furiosos com certos condutores ou peões e mostram o seu desagrado (menos 9 por cento).

Apesar de haver inquiridos que têm alguns cuidados para garantir a segurança durante a condução, como usar o cinto de segurança, tanto dentro como fora das cidades, e não espreitar o jornal, revistas ou a internet, é essencial adotar medidas que ajudem a reduzir a probabilidade de acidente e de vítimas na estrada.

Mais informações acerca do estudo em www.deco.proteste.pt/.../seguranca-estrada-e-urgente-desacelerar

 

A EUIPA DECO PROTESTE 

 

 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar