Carros e veículos elétricos: incentivos do Governo
Decidido a adquirir um veículo elétrico? Em 2021, o incentivo do Estado volta a ser de 3 mil euros. Este ano, os incentivos vêm com um número-limite de veíclos financiados: até 700 veículos ligeiros de passageiros para uso particular.
estão limitados pelo valor máximo de verbas atribuídas a este programa. Este ano, a verba total é de 4 milhões e 300 mil euros, distribuído pelos veículos ligeiros de passageiros elétricos (2 100 000 euros); de mercadorias (900 000 euros); bicicletas de carga elétricas (300 000 euros), bicicletas de carga convencionais (300 000 euros), bicicletas, ciclomotor e motociclos 100% elétrico (650 000) e bicicletas convencionais (50 000).
Condições para obter o incentivo
- Este incentivo destina-se à aquisição de veículos novos, sem matrícula, exclusivamente elétricos, das categorias M1 e N1 conforme a classificação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), devidamente homologados.
- Não podem candidatar-se os veículos ligeiros cujo custo total de aquisição, com IVA incluído, seja superior a 62 500 euros. Estão igualmente excluídos veículos sujeitos a um processo de legalização de importação.
- Os beneficiários do incentivo ficam obrigados a manter os veículos financiados por um período mínimo de 24 meses, e não os podem exportar.
- Os pedidos são ordenados de acordo com a data e a hora de submissão. Caso a sua candidatura seja apresentada depois de ultrapassado o número limite, ficará em lista de espera. Se a verba destinada a outro tipo de veículo elétrico não se esgotar no decorrer do ano, é possível que ainda possa obter o financiamento.
Como apresentar o pedido
O pedido é apresentado online, no site do Fundo Ambiental (Incentivo Veículos de Baixas Emissões 2020). Para a candidatura reúna todos os documentos no site primeiro: uma vez iniciado o processo não é possível corrigir ou acrescentar dados. Se for bem sucedido, o pagamento será feito por transferência bancária para a conta do beneficiário.
Precisa de ajuda para escolher um carro elétrico? O nosso simulador do custo de utilização por quilómetro pode ser uma ajuda preciosa na sua escolha. Além do valor de compra do carro, considera combustível, seguro, imposto, manutenção e pneus. Revelamos o custo real por quilómetro de quase 5 mil carros e nenhuma tecnologia escapa: elétrico, híbrido e híbrido plug-in.
Se comprou um carro ou outro veículo elétrico, recentemente, beneficiou deste incentivo? Conte-nos a sua experiência!
A equipa DECO PROTESTE
Obrigado,
Equipa DECO PROTESTE