última atualização: 30/03/2020

Como matar o coronavírus no automóvel sem estragar os materiais?

Se tem sintomas da doença ou transportou um passageiro suspeito de infeção, limpe as superfícies tocadas com frequência, incluindo volante, puxadores da porta, alavanca das mudanças, botões, ecrã tátil, comandos do limpa para-brisas e piscas, apoios de braços de porta e regulações dos bancos. 

As soluções que contêm pelo menos 70% de álcool são eficazes contra o coronavírus. Dentro do automóvel, poderá limpar a maioria dos materiais com álcool isopropílico.

Não use lixívia ou água oxigenada dentro do carro. Pode danificar os estofos. Evite também produtos à base de amoníaco no ecrã tátil: destroem o revestimento antirreflexo e de proteção.

Na limpeza das superfícies, use um pano de microfibras. Este captura e varre as partículas de poeira e sujidade, antes de poderem riscar ou arranhar os plásticos delicados ou brilhantes.

Basta uma lavagem vigorosa com água e detergente suave para destruir o coronavírus. Melhor ainda: detergente e água são seguros para a maioria dos interiores no carro, sobretudo tecidos e couro mais antigo que pode ter começado a rachar. Neste caso, esfregar sim, mas sem exageros.

Produtos seguros para limpar couro

A maioria das peles e couros de imitação tem um revestimento de borracha para proteção. É seguro limpar com álcool. Porém, com o tempo, pode deixar marcas e fazer perder a cor. Recomendamos o simples sabão em barra e água para limpar manchas e sujidades no couro.

E se os estofos forem de tecido?

Não abuse da água, nem do detergente. O objetivo não é fazer muita espuma. Pior: se for absorvida em grande quantidade e ficar depositada nas almofadas interiores, pode deixar um cheiro a mofo e criar bolores e humidade, tudo o que não deseja dentro do carro. A solução é limpar os tecidos com uma pequena quantidade de água e detergente para roupa.

Última manobra essencial: lave as mãos antes e depois de conduzir. Quando for atestar o carro, use um lenço ou guardanapo de papel para segurar na pistola da mangueira. É um bom hábito para manter fora do contexto da covid-19.

User name

Junte-se a esta conversa

Comentários

Seja o primeiro a comentar