última atualização: 31/01/2025
Medidas de simplificação fiscal anunciadas pelo Governo: o que está em causa
O Governo apresentou um conjunto de 30 medidas destinadas a simplificar o sistema fiscal para cidadãos e empresas. Destacamos as alterações que têm impacto na sua vida:
- Pagamento do IUC: A partir de 2026, o Imposto Único de Circulação (IUC) terá novas regras de pagamento. Para valores até 100 euros, o pagamento faz-se uma única vez, em fevereiro. Se o valor for superior a 100 euros, será possível dividir o pagamento em duas prestações: uma em fevereiro e outra em outubro.
- Declaração de IRS: Serão implementados mais alertas no Portal das Finanças durante o preenchimento da declaração de IRS, para reduzir os erros.
- Atestado Multiúso: Contribuintes com incapacidade superior a 60% poderão, submeter o atestado multiúso diretamente no Portal das Finanças.
- Retenção na Fonte: rendimentos inferiores a 25 euros nas categorias B (trabalhadores independentes), E (rendimentos de capitais) e F (rendimentos prediais) ficam dispensados.
Veja as outras quatro medidas com impacto no seu bolso neste artigo: https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/simplificacao-fiscal-saiba-que-vai-mudar-com-medidas-anunciadas-governo
A EQUIPA DA FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder
Gostaria de saber como funcionará a divisão de pagamentos pela EO. Já existe alguma informação sobre como irá impactar os negócios? Qualquer alteração no sistema fiscal é uma espécie de jogo de probabilidades: alguns vão achar mais fácil, enquanto outros vão enfrentar novas dificuldades. Faz lembrar a mecânica do https://vemapostar-oferta.com/ , onde a bola cai e o resultado final depende de muitos fatores. A propósito, se está interessado em estratégia e sorte, dê uma vista de olhos ao vemapostar - há muitas informações úteis sobre como trabalhar com probabilidades