última atualização: 01/07/2021

Contador monofásico em instalação preparada para trifásico

Boa tarde, 

Tenho desde há mais de 9 anos contrato monofásico com a EDP comercial (depois de ter solicitado alteração de trifásico para monofásico) mas agora devido ao facto de ter instalado painéis para autoconsumo e ter sido efectuado respectivo registo na DGEC recebi e-mail da E-redes a solicitar que é necessário instalar contador bidireccional.

Pelo valor solicitado (141.xx EUR) e do que pude pesquisar no site da ERSE trata-se do valor associado a um contador bidireccional trifásico ( enquanto um contador monofásico biredeccional o preço anda por volta dos 75EUR).

Também verifiquei que a freguesia onde me encontro não está prevista nos próximos dois anos ter os contadores actualizados. Em contacto telefónico com a E-rede confirmaram que o contrato não tem relação com o "contador" pelo que teria de instalar um trifásico.

Em face disto gostaria de perguntar o seguinte:

 Numa situação de uma instalação que está preparada para acomodar fornecimento trifásico em que foi posteriormente solicitada troca para contrato monofásico e concordando que tem de proceder à troca de contador para ser bidireccional é obrigatório que o mesmo tenha de ser conforme a certificação e contrato de serviço inicial?

Não posso requerer que me seja instalado um contador monofásico bidireccional? Mesmo sabendo que "mais tarde" caso alguém requeira trifásico o mesmo tenha de ser trocado?

 

Obrigado

Luís Palma

 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/07/2021

Boa tarde,

Em primeiro lugar deveria contactar o técnico de instalações elétricas que lhe executou o trabalho de passagem de trifásico para monofásico para que seja o mesmo a prestar os esclarecimentos junto da E-Redes.

Nessa alteração são anulados dois cabos (Fase 2 e Fase 3) e mantido apenas um cabo (Fase 1), que em muitos casos tem de ser alterado para que assim possa aumentar a sua espessura pois irá passar mais energia por esse condutor. Por exemplo se antes tiver um contrato de 10.35KVA em trifásico, passam 15Amperes em cada fase (total das três fases é de 45Amperes), quando altera para monofásico ficam a passar 45Amperes em apenas uma fase.

Sendo assim não faz sentido irem colocar um contador bidirecional trifásico, quando tem um contador monofásico.

Alguma dúvida adicional disponha.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.