Quer poupar nos custos da energia?
Se não está satisfeito com o comercializador ou considera a fatura muito elevada, use o nosso simulador e mude. Para descobrir o tarifário mais indicado para o consumo de eletricidade e gás natural que faz em casa basta preencher os dados pedidos e conhecer a proposta com o melhor custo-benefício para si. Não paga nada por mudar, e pode até poupar alguns euros na fatura mensal.
Decidido o tarifário, contacte a nova empresa, para assinar o contrato. Esta trata também dos procedimentos necessários para a mudança. Não precisa de cancelar o contrato com o anterior fornecedor. Entretanto, receberá uma fatura da empresa antiga, para fechar as contas. O novo comercializador enviará as seguintes.
Mas, para poupar, não basta trocar de fornecedor: terá também de reduzir o consumo.
- Opte pelo programa económico na lavagem da roupa e da loiça, quando possível;
- Evite deixar aparelhos em standby, consumo responsável por 10% da fatura mensal;
- Adira à tarifa bi-horária, se o seu perfil for compatível. Para tal, verifique os consumos nas horas cheias e de vazio (de maior e menor consumo) e, se 40% da eletricidade for gasta nas horas de vazio, a tarifa bi-horária pode ser uma boa opção. Procure concentrar os consumos à noite e ao fim de semana, quando a tarifa é mais baixa.
Se a maioria dos consumidores insatisfeitos contratarem a energia a outros comercializadores, pressionarão os primeiros a melhorarem o serviço. É ainda importante as empresas apostarem mais no apoio ao cliente e emitirem faturas claras.
Tem questões sobre o simulador ou os tarifários? Partilhe nos comentários.
Equipa Energias Renováveis