Contadores: Autoconsumo Trifásico

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Gostaria de saber se à semelhança de outros paises, como a Australia, os contadores trifásicos em Portugal têm em conta a energia consumida e injectada?

Exemplo:

Fase 1 - Consome 1Kw

Fase 2 - Consome 0Kw

Fase 3 - Injecta 1Kw

 

 

Neste exemplo, a contagem em Portugal seria de 0Kw ou seria de 1Kw de consumo naquele momento?

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :

Caro António,

Os contadores utilizados em Portugal são alvo de um apertado e complexo enquadramento legal e normativo. Quer isto dizer que, como é óbvio, não se pode usar um "qualquer" contador e que os operadores de Distribuição instalam e operam equipamentos que se enquandram nestes regulamentos e que são aprovados para a função.

As funcionalidades de bidirecionalidade estão já presentes em muitos modelos de contadores digitais - como é óbvio, contadores mecânicos não o fazem - e os aparelhos são capazes de medir de forma correta os fluxos energéticos em ambos os sentidos. 

O exercício que apresenta, partindo do pressuposto que o contador apresenta essa capacidade (bidirecionalidade por fase), não é feito no aparelho em si (irá apresentar sempre as medições por fase) mas sim pelo comercializador.

A Equipa Energias Renováveis 

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.