Paineis solares - Galp Solar
Boa tarde a todos,
Estou avaliando a compra de paineis solares com a Galp Solar. A escolha do fornecedor tem haver com a possibildade de financiamento dos paineis e a não fidelização do contrato de energia.
Minha principal dúvida é: como posso calcular quantos paineis são realmente necessários?
A Galp me enviou uma proposta com 5 paineis JASolar JAM60S21MR Full Black 365Wp. A partida acho 5 paineis muita coisa, porém tenho gente em casa durante todo o dia e atualmente gasto cerca de 140 euros por mês com eletricidade, atualmente com a EDP.
Tem algum calculo simples que eu possa fazer, levando em conta meus equipamentos, para estimar adequadamente o número de paineis que preciso?
Alguém sabe se esses equipamentos da Galp são realmente de qualidade?
Também tenho lido algumas criticas ao pós venda da Galp e tenho algum receio de ter de pagar por algo que não me dará retorno.
Boa tarde,
No seguimento do seu contacto, vimos por este meio sugerir o seguinte:
Fazer registo no site da E-redes (balcão digital) e analisar consumos e respetivo perfil de carga. Só será possível caso o seu contador seja inteligente e esteja ligado à rede inteligente.
Em alternativa pode fazer uma contagem diária no seu contador de energia e ir anotando o consumo em KWh. Desta forma tem uma ideia do seu consumo diário. O ideal é fazer esta contagem nas horas de sol para assim perceber qual o consumo nesta altura.
Pode também fazer um cálculo rápido e verificar na sua fatura quais os KWh consumidos durante 1 mês e dividir esse valor por trinta dias.
Com base nesta informação vamos dimensionar o sistema solar de produção de energia.
No caso de termos instalado 1KW de potência de painéis fotovoltaicos é expectável que consigamos produzir em média 4KWh por dia.
Se existir consumo nas horas de sol toda essa energia é “aproveitada” e no caso de não existir é injetada na rede elétrica, podendo ser vendida a um dos operadores do mercado.
No caso da proposta apresentada, temos uma potência instalada de 1825W o que irá implicar uma produção diária de 7.3KWh.
Se o seu consumo diário em horas de sol estiver dentro destes valores então faz sentido a proposta apresentada.
No caso de ser inferior, pode optar por colocar menos painéis, com a utilização de microinversores em vez de inversor central.
De referir que a utilização de um inversor central híbrido possibilita o upgrade para as baterias de Lítio. Em princípio foi o tipo de inversor que lhe propuseram.
Solicite outros orçamentos a empresas instaladoras para verificar quais as opções que lhe são dadas.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Obrigado.
Mesmo após alguns meses desse post ainda não escolhi uma solução de painéis fotovoltaicos. São tantas opções com ofertas distintas entre si que é até difícil escolher sem algum conhecimento técnico no tema.
Embora não tendo eu a colocar a questão mas tendo dúvidas quanto ao tema, agradeço uma resposta tão completa e explicita como a que deu.