última atualização: 31/03/2022

AQS/Climatização eficiente em moradia

Bom dia,

Encontro-me em fase de construção de uma moradia e tenho algumas dúvidas sobre que sistema escolher para o aquecimento de águas sanitárias e climatização. A moradia em questão será de tipologia T4, sendo que uma parte da habitação terá exposição solar Sul/Poente.

Por alguma informação oque recolhi, inclino-me para o uso de painel solares + bomba de calor, pelo que questiono se na vossa ótica será este o sistema mais adequado?

Tendo em consideração que seria esta a solução que melhor se enquadraria, questiono-vos, em termos técnicos, se a instalação de uma única bomba de calor é suficiente para suportar o sistema AQS e climatização? Outra questão prende-se com a dimensão do deposito e local da instalação, para uma família de 4 pessoas (2 adulto + 2 crianças) 200l serão suficientes? O deposito poderá ser instalado no telhado, numa solução tipo termossifão?

Uma última questão que gostaria de deixar refere-se a que tipo de equipamento sugerem para suprir necessidades de aquecimento e refrigeração, o uso de ventiloconvectores é suficiente para estes dois usos?

Obrigada.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Casa eficiente da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar