última atualização: 23/08/2021

Métodos mais eficientes e ecológicos de energia e AQS

Boa tarde,

vou construir uma moradia V4, para um agregado de 4 pessoas. Estamos a estudar hipóteses para AQS, energia e aquecimento, sendo que:

- gostávamos que tivesse o menor impacto ambiental possível mas que, obviamente, seja um investimento inteligente a nível de custo-benefício, tendo também em conta os custos com manutenção e tempo de vida útil de cada equipamento;

- vamos ter piscina e seria importante um sistema que permitisse o aquecimento desta água;

- ainda não está decidido se teremos lareira a pellets, que poderia ter algum sistema de aquecimento acoplado;

- para já vamos deixar apenas pré-instalação para ar condicionado, e posteriormente veremos se há necessidade de os instalar;

- não teremos instalação de gás.

 

Grata pela ajuda!

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Casa eficiente da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/08/2021

Bom dia Sr.ª Catarina,

Em primeiro lugar é importante verificar o que está previsto no projeto. Para além desta informação aconselhamos a que contacte um perito qualificado, por forma a analisar o projeto nas vertentes da construção, climatização, renovação de ar e produção das AQS. Pode obter o contacto de um técnico através do site: https://www.sce.pt/pesquisa-de-tecnicos/. Se desejar ir um pouco mais longe, então sugiro que visualize a página https://www.ecopassivehouses.pt/, onde pode visualizar mais informação acerca das casas passivas, assim como obter um aconselhamento mais aprofundado sobre este tipo de construção, para que assim o consumo energético da casa seja reduzido ao máximo.

Visto que não irá ter instalação de gás, deverá ter o cuidado de fazer uma lista com todos os equipamentos elétricos que irá ter, para que seja calculada a potência elétrica necessária para abastecer a casa e também seja avaliado junto da E-redes se o ramal que existe suporta essa potência.

Para o aquecimento da piscina pode ser feita uma pré-instalação para uma bomba de calor que pode ser colocada perto da casa das máquinas da piscina. Ter em atenção que o circuito de tubagem que for feito deve já ter em conta esse “upgrade”, assim como deve ser já feita a instalação elétrica para a futura ligação.

Relativamente à pré-instalação dos equipamentos de ar condicionado é importante que escolha a marca dos equipamentos e que junto de um instalador certificado prepare tudo tendo em conta os pressupostos de instalação dessa marca. Atenção que os tubos de cobre dessem ser colocados à carga para verificação da sua estanquicidade, assim como devem ser testados os esgotos feitos às unidades interiores para verificar se estão a funcionar corretamente. Veja os testes realizados pela Decoproteste em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado.

Para aquecimento das AQS e visto que irá ter Ar condicionado pode optar por um sistema solar térmico.

Se for possível partilhe as suas decisões com a comunidade e se tiver mais alguma dúvida disponha.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.