última atualização: 03/09/2022

Nova Construção - Soluções AQS / AQC

Boa tarde, irei contruir uma moradia terrea 220m2 com bons isolamentos em zona amena onde as temperaturas nâo oscilam muito no inverno e no verão (Zona Litoral). 

Questão: 

1 - Para aquecimento de águas sanitárias o que é mais vantajoso investir? Bomba de calor ou paineis solares térmicos? Tendo em conta a valor do investimento / manutenção e a retenção mais baixa de calor no inverno em que em dias mais nublados terá de compensar com a rede elétrica. 

2 - Estando numa zona amena perto do mar onde a temperatura não oscila muito, com bom isolamento térmico (Capoto + tijolo térmico + pladur com lã de rocha) será que vale a pena em instalar algum sistema de aquecimento central?

Não estou interessado em piso radiante pois o investimento é enorme e para a zona litoral não compensa. E também não estou interessado no Ar Condicionado.

Estava mais inclinado para um recuperador de calor para dar um aconchego à casa em dias mais frios só com difusão do calor no sitio da instalação da lareira ou numa pré instalação elétrica para aplicação de pedras com aquecimento radiante caso mais tarde seja necessário instalar.

A Casa irá ter VMC. 

Em relação à instalação de paineis solares fotovoltaicos para produção de energia irá ficar em standby até tomar uma decisão final. 

Desde já agradeço as vossas sinceras opiniões,

Cumprimentos à comunidade e DECO PROTESTE,

D. Ferreira

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Casa eficiente da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar