última atualização: 05/05/2022

Bomba de Calor Aqs/Aquecimento central/painéis fotovoltaicos

Boa noite. Queria tentar a vossa ajuda para aquecimento central, aquecimento de aqs e paineis fotovoltaicos.

100 euros de eletricidade sem nenhum aquecimento e gente sempre por casa durante o dia.

Ja agora vou colocar: 

Um kit de 6 painéis fotovoltaicos monocristalinos da marca luxor de 450w com um inversor solax x1 3kwh, devo colocar um inversor normal ou um microinversor? 

Uma bomba de calor para aqs 300 litros, o que devo ter em conta na bomba? alguma sistema inteligente? quais bombas de calor aqs de 300 litros escolher? ou se possível darem algumas dicas do que ter em atenção antes de comprar uma bomba de calor aqs?

Uma caldeira a pellets para aquecer radiadores ja instalados, alguém recomenda algo que deva ter atenção?ou que alteraria/sugeria alguma coisa? devo por um volante de inercia na caldeira a pellets para ajudar o aquecimento de agua aqs no inverno para ajudar a bomba ou para o caso de avaria da bomba de calor?

Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/05/2022

Bom dia,bomba calor para aquecer o ar com radiadores e aqs é boa solução?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/04/2022

Gostaria se possível que me informassem sobre a existência ou não de algum apoio oficial do orçamento geral do governo ao financiamento da energia renovável domiciliário.

Obrigado e cumprimentos cordiais para toda a comunidade
Joaquim Oliveira

Faça login para aceder a este conteúdo. 
03/04/2022

Bom dia,

Para a aquisição de uma bomba de calor (BC) para produção de AQS deve ter em conta determinados fatores, nomeadamente os seguintes:

 - Local de implementação do equipamento

 No caso de se tratar de uma BC, sem unidade exterior necessita de um mínimo de área para a sua implementação, ou no caso de não existir esse espaço terão de ser colocadas condutas para o exterior, por forma a fazer a troca de ar. As condutas no mínimo deverão ter um diâmetro de 160mm.

 Se colocar uma BC sem ser compacta, necessita de uma unidade exterior, com dimensões semelhantes a uma unidade de ar condicionado e ter uma interligação em tubagens de cobre para a circulação do gás. Neste caso a instalação tem de ser feita por um técnico certificado de manuseamento de gases fluorados.

 - Coeficiente de desempenho (Cop)

 É um importante fator a considerar, pois representa a eficiência energética do equipamento, ou seja quanto maior for, menor será o consumo de energia anual, expresso em KWh. Pode verificar esta informação na etiqueta energética do equipamento que for adquirir.

 - Depósito de AQS

O depósito pode ser feito por diversos tipos de materiais, sendo os mais comuns o aço vitrificado, inox ou atualmente em plástico.

Nos primeiros dois casos a água de consumo está no interior do depósito o que obriga a uma manutenção mais rigorosa, enquanto que no ultimo caso o depósito serve apenas para acumulação de energia e as AQS são produzidas de forma instantânea através de um permutador de serpentina, evitando assim também o aparecimento da Legionela.

 - Condições de garantia

Deverão ser analisadas as condições da garantia, nomeadamente o que está incluído e no caso de existir algum problema, como a mesma pode ser acionada e se marca tem uma rede de agentes que o faz ou se é a própria marca a fazê-lo. Verificar se o instalador está certificado pela marca para fazer a instalação e se no final da mesma, deve ser feito o registo da instalação e enviado para a marca.

- Empresa instaladora

É importante escolher uma empresa que esteja na área de residência, para que se caso aconteça alguma coisa possa ter uma rápida assistência técnica .

Deve também ser avaliado o historial da empresa e os trabalhos já executados, por forma a ter uma maior segurança.

 - Interligação com outras frontes de energia

Verificar a possibilidade de interligação da BC com sistema solar térmico (existência de uma serpentina adicional no depósito das AQS) e sistema fotovoltaico. Esta situação é interessante para redução do consumo de energia.

No caso de instalar uma BC ou caldeira a Pellets para aquecimento, então não necessita de ter uma BC para as AQS, pois bastaria a aquisição de um depósito de acumulação e sua interligação com um desses equipamentos.

Relativamente ao sistema de produção de energia tem de ter em atenção ao seu consumo diário (expresso em KWh), pois com a potência que está prevista instalar, poderá ter um excedente de energia.

Nesse caso é preferível que coloque um inversor hibrido, pois possibilita no futuro fazer o upgrade para as baterias, em vez daquele que refere.

Para que não tenha um excesso de produção de energia opte pela aquisição de microinversores, podendo por exemplo começar por uma unidade e 2 paineis e posteriormente fazer um upgrade, conforme a analise dos seus consumos e da produção dos paineies fotovoltaicos.

Em ambas as soluções que refere é importante que monitorize o consumo da sua instalação elétrica e para isso deverá ser aplicado um medidor de consumos no seu quadro elétrico principal.

 Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis